Quatro haitianos foram resgatados na última quinta-feira (28) na Estrada Bougainville em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio após serem encontrados por agentes da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) trabalhando em condições análogas à escravidão em uma construção de um conjunto de prédios no local.
Os responsáveis por essa obra ainda não foram identificados, mas eles responderão pelos crimes de extração irregular de minerais do solo, operação sem licença e redução à condição análoga à de escravo.
Outras irregularidades
Na mesma operação, os policiais encontraram nas proximidades, no Condomínio Floresta, uma construção irregular. A proprietária Veridiana dos Santos Bezerra e o construtor, Thiago Cardoso Fernandes, foram autuados pelos crimes de parcelamento irregular de solo e operação sem licença.
Outras construções foram verificadas pelos agentes e, em uma delas, Wanderson Antônio Gomes e Walter Antônio Gomes foram autuados pelo crime de extração irregular de minerais de solo. Já Diego Moreira Cassiano e José Maria de Abreu, que estavam iniciando a construção de um muro, responderão pelo crime de operação sem licença.
Em outra residência, os policiais encontraram ligações elétricas clandestinas e os responsáveis pelo imóvel, Penélope dos Anjos Pereira de Almeida e Levi Mello de Almeida, foram autuados por furto de energia elétrica. No local ainda foi apreendido um pássaro silvestre na gaiola, uma espingarda de chumbinho e um coldre.
Já na Estrada do Sertão, nº 866 fundos, os policiais da DPMA encontraram uma casa com diversas irregularidades e o proprietário, o nacional José Adriano de Andrade Melo foi autuado por parcelamento irregular de solo, furto de energia elétrica e poluição. Essa operação policial foi acompanhada por perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli.