O cantor Bebeto é o artista mais recente a recorrer a uma vaquinha online para arrecadar dinheiro. Segundo a esposa Sônia Mesquita, foi uma decisão muito difícil. "Mas não havia como adiar devido ao momento financeiro extremamente delicado ao qual estamos passando".
O problema teve início em novembro de 2017, quando Bebeto sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e ficou em coma, entubado e internado por 33 dias num hospital no Rio de Janeiro.
Ele e a esposa, que também é sua empresária, sempre viveram dos shows do cantor, interrompidos desde essa época.
Mesmo não estando na mídia constantemente, o "Rei dos Bailes" tem um público fiel que o acompanha nesses 47 anos de carreira. O casal mantinha agenda cheia nos finais de semana.
Bebeto apresentava-se com frequência nas lonas culturais do Rio, em shows por São Paulo, Curitiba e outras cidades vizinhas. O AVC Isquêmico, inclusive, teve início enquanto ele tocava no Sesc de Nova Iguaçu.
A partir dai, Bebeto não pode mais subir aos palcos. Passou mais de dois anos recuperando os movimentos e a voz. Junto com o tempo gasto na recuperação também foram-se as economias do casal. Mas as contas não cessaram.
O casal não acumulou bens e os dois precisaram parar de trabalhar. Tanto o artista quanto a empresária, que virou esposa em tempo integral, para cuidar do marido fragilizado.
Soninha, como é chamada, cuida da casa, da saúde, da alimentação. É ela quem acompanha o marido na fisioterapia e no tratamento com a fonoaudióloga. Aliás, auxilia em tudo, inclusive nas novas composições.
O primeiro período não foi de seca total. Muitos amigos estiveram presentes, alguns contribuindo financeiramente, outros fortalecendo o artista com palavras de incentivos ou orações. E nas rodas musicais no apartamento do Bebeto surgiram cerca de 50 novas canções.
Cinco anos sem trabalho em meio a pandemia e novo AVC
Mas veio a pandemia e as experiências com lives renderam muito pouco.
Bebeto chegou a inaugurar, no Teatro Rival, Centro do Rio, o projeto “Abrindo Portas", um show presencial sem público, que contava com contribuições através de aquisições dos ingressos virtuais. Foi em setembro de 2020, mês do seu aniversário, na qual anualmente o músico apresentava-se nesta tradicional casa de espetáculos carioca.
Em 2021, Bebeto sofreu um novo AVC, perdendo todos os movimentos lado direito e novamente a voz. Dessa vez, não ficou internado e a recuperação tem sido no próprio lar. Porém, o artista não tem plano de saúde, o que torna o processo mais lento, cansativo e dispendioso. Ainda mais para um senhor que acaba de completar 75 anos de idade.
O artista também está tentando a aposentadoria para ajudar neste momento difícil. Apesar de tantos anos de serviços prestados à cultura do país, Bebeto tem direitos como qualquer trabalhador.
Segundo a esposa do do cantor, foi complicado decidir pela vaquinha online, pois não queria expor o artista. Mas diante de tantas dívidas acumuladas e da possibilidade de perder a própria moradia, não encontrou outra saída de forma mais imediata.
Enquanto isso, Bebeto promete continuar esforçando-se pela plena recuperação e volta aos palcos. Segundo o músico, que atualmente fala com dificuldades e tem sequelas em um dos olhos, seu maior desejo na vida é voltar a tocar e cantar para alegrar os fãs.
Ajuda ao Rei do Samba-Rock Bebeto
https://www.vakinha.com.br/3125367