Nos últimos anos, muitas indústrias e organizações estão transformando seus processos de criação e fabricação de modo a diminuir os impactos ambientais, demonstrando assim, mais interesse pelos movimentos de beleza limpa, como eco friendly, slow beauty, produtos veganos, entre outros. Tudo isso mostra que os hábitos nesse universo estão se modificando. A chamada "beleza limpa" se tornou slogan de muitas campanhas de produtos e cosméticos no país e trouxe à tona debates sobre como colocar em prática atitudes sustentáveis.
Segundo um levantamento realizado pelo Datafolha, as práticas de sustentabilidade e preocupações sociais das empresas são consideradas por 83% dos profissionais na hora de escolherem onde trabalhar. Esse estudo mostra que, cada vez mais, o público está se preocupando com o meio ambiente e que debater sobre a sustentabilidade no local de trabalho precisa acontecer.
Júlia Alves, CEO da Nodo Marketing Estratégico, explica que muitos empresários do ramo da beleza já pensaram em incluir seus negócios no centro deste consumo consciente sem prejudicar o fluxo da empresa. “A resposta não é simples, porém algumas iniciativas são factíveis e extremamente positivas para o dia a dia das empresas de beleza”.
Júlia Alves. Foto: Divulgação
A Agência Nodo, assim como muitos de seus clientes, também do setor de cosméticos, como L'oreal, Alfaparf, Beleza Natural e Duty, têm realizado debates que proporcionem a conscientização da equipe, estabelecendo rodas de conversa em torno da sustentabilidade e incentivando o uso de forma consciente de produtos, evitando o seu desperdício. Segundo Júlia, é fundamental colocar em prática a separação dos descartes, promover a conscientização da equipe, ensinando a importância da reciclagem, de modo a evitar a contaminação do ambiente e a diminuição do desperdício de água. "Estes são alguns cuidados que podem ser praticados pelas empresas para colocar em prática a pauta da sustentabilidade", ensina.