A Central Única das Favelas (CUFA) promove neste sábado (15) às 10h o evento Viaduto Cultural na sede d Associação de Moradores da Comunidade Agrícola de Higienópolis. Trata-se de uma parceria com a concessionária Linha Amarela SA (LAMSA) com oficinas gratuitas de capoeira, teatro e zumba.
As aulas serão ministradas por professores da CUFA. Paulos Rastha vai ser o responsável pelas aulas de teatro; Wandercy Ricardo ensinará zumba e mestre Sambureco será o responsável pelas aulas de capoeira. As inscrições podem ser feitas no local.
“Mais uma vez a CUFA se torna referência na área social e lança um projeto que vai atender à população de uma das áreas mais importantes da Zona Norte do Rio, levando atividades culturais a milhares de jovens dessa região”, disse Altair Martins, Diretor Executivo da CUFA.
Oficina de percussão
O bloco Arrastão da CUFA, formado por alunos da oficina de percussão da instituição, fará apresentação na abertura das atividades. Estão previstas apresentações de cada oficina participante do projeto e um mini workshop, enquanto os presentes poderão se inscrever nas aulas do Viaduto Cultural, que começarão ainda este ano e terão duração de seis meses.
A coordenadora de Comunicação e Sustentabilidade da LAMSA, Verônica Lameira, fala do apoio da concessionária às atividades comunitárias:
"Para a LAMSA, é importante apoiar iniciativas esportivas e culturais nas comunidades do entorno da Linha Amarela. Dessa forma, podemos proporcionar lazer para os moradores das áreas vizinhas à via", afirma.
O projeto tem patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Linha Amarela, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, da Secretaria Municipal de Cultura, e conta com o apoio do Instituto Invepar.