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Emoções na web sobre eleições no Brasil contrastam com as da cobertura da mídia

Tecnologia ECR é aplicada ao público e às emoções da imprensa em torno da questão dos candidatos presidenciais nas próximas eleições brasileiras

Por Portal Eu, Rio! em 22/09/2022 às 09:56:59

Os meios de comunicação social sobre os quatro candidatos permaneceram geralmente estáveis . Foto: Reprodução

No penúltimo mês de preparação para as eleições presidenciais brasileiras, em agosto, as últimas esperanças presidenciais fizeram avançar suas campanhas. Todos os quatro candidatos intensificaram suas campanhas eleitorais com vídeos de campanha, entrevistas em horário nobre na TV, além do primeiro debate presidencial multipartidário.

De acordo com os dados mais recentes do Emotional Climate Report, os meios de comunicação social sobre os quatro candidatos permaneceram geralmente estáveis (isto é, sem picos emocionais ou oscilações), enquanto as emoções expressas diretamente pelo público na Web (público) registraram claros "picos emocionais" em torno de uma série de datas-chave para cada candidato.

Que conclusões podemos tirar disso? Os meios de comunicação se estabeleceram em grande parte em seus 'climas' emocionais definidos para cada candidato, enquanto as emoções diretas do usuário da Web (público) permanecem fluidas?

Notícias emocionais

A média de sete dias de mídia registrou 31.139 pontos de dados para este mês (ou seja, instâncias de emoções centrais sendo associadas a cada candidato). As emoções mais comumente relatadas para cada candidato foram "expectativa" para os candidatos Ciro Gomes (1.517 ou 20,71%) e Simone Tebet (1.267 ou 20,75%), e "tristeza" para o titular Jair Bolsonaro (1.601 ou 16,21%) e o primeiro colocado Lula (1.369 ou 16,21%).










Os gráficos mostram padrões similares de emoções em torno tanto dos dois candidatos que estão em terceiro quanto dos dois candidatos à frente. Ciro Gomes e Simone Tebet viram um pequeno pico de 'expectativa' por volta dos dias 18 e 19 de agosto (figura 1. & figura 2.), que coincidiu com o lançamento da votação eleitoral Datafolha. Simone Tebet também viu um pequeno aumento de 'medo' por volta de 26 de agosto (figura 3.), data de sua entrevista com o popular Jornal Nacional do canal Globo.

Os dois primeiros colocados, Jair Bolsonaro e Lula, viram pequenos picos de ‘tristeza’ por volta do dia 25 de agosto (figura 4. & figura 5.), que coincidiram com a transmissão da entrevista de Lula ao Jornal Nacional. A "tristeza" associada a Bolsonaro neste dia poderia estar ligada à impressão de que Lula teve um desempenho melhor do que seu rival.

Percepções emocionais da Web

Nosso Relatório sobre o Clima Emocional registrou 65 bilhões de pontos de dados no contexto dos quatro principais candidatos presidenciais brasileiros no mês de agosto; houve muitas emoções em torno de cada um deles!

Mais uma vez, Ciro Gomes e Simone Tebet captaram significativamente mais pontos de dados do que os dois líderes da corrida. Ciro Gomes atraiu 21,7 bilhões, Simone Tebet 20,8 bilhões, Lula 12,4 bilhões e Jair Bolsonaro, com 10,5 bilhões de pontos de dados.

Três picos emocionais significativos foram captados por cada candidato presidencial quase nos mesmos dias. Eles ocorreram nos dias 3 e 4 de agosto, 18 e 28 de agosto. Em 3 de agosto, o grande anúncio veio do líder da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que declarou explicitamente que os resultados das eleições presidenciais "serão respeitados", o que muitos viram como uma refutação ao contínuo enfraquecimento do processo democrático brasileiro por parte de Bolsonaro. Em 18 de agosto, o Datafolha divulgou seus últimos dados das pesquisas de opinião. E, no dia 28 de agosto, todos os quatro candidatos participaram do primeiro debate presidencial da campanha.



Coincidindo com a declaração de Lira em 3 de agosto, Ciro Gomes viu um enorme pico na emoção do "ressentimento" associado ao seu nome (figura 6.). Isto poderia ser uma referência ao desejo do candidato sincero de ter o mesmo tipo de status de corretor de poder que Lira? Para os resultados da pesquisa Datafolha, picos quase iguais de "ressentimento", "aversão" e "felicidade" foram associados a Ciro Gomes (figura 7.), que parecem ser reações razoáveis à sua pesquisa, um forte terceiro lugar à frente de Simone Tebet, enquanto possui apenas 7% dos votos pretendidos. Finalmente, em 28 de agosto, o nome de Ciro atraiu emoções de 'solidão', 'expectativa' e 'felicidade', um reflexo justo de um candidato que foi visto como tendo um bom desempenho no debate, mas quase certamente não chegará ao segundo turno de votação.



Bolsonaro, por outro lado, viu sucessivos picos de "solidão" e "tristeza" por volta de 3 e 4 de agosto (figura 8.), seguidos por outro enorme pico de "tristeza" em 13 de agosto (figura 9.). Além do pronunciamento de Lira no dia 3, não parece haver muito motivo para o segundo pico de 'tristeza' além de Bolsonaro participar de um podcast e ter que responder por sua suposta proximidade com o assassino condenado e pastor evangélico Guilherme De Pádua. Em 18 de agosto, Bolsonaro viu um pico de 'felicidade' (figura 10.) que coincidiu com os dados positivos das pesquisas, enquanto na noite do debate (figura 11.) o nome de Bolsonaro estava associado a pequenos picos de 'expectativa' e 'medo'.




O dia 3 de agosto registrou um grande pico de 'ressentimento' em torno do nome de Lula (figura 12.), o que, mais uma vez, poderia ser um sentimento semelhante ao desejo potencial de Ciro de estar na posição de poder que o líder da câmara dos deputados, Arthur Lira, ocupa atualmente. O dia 18 de agosto viu um grande aumento na "felicidade" (figura 13.), pois os dados das pesquisas continuaram mostrando Lula com uma forte vantagem sobre seu rival mais próximo, Bolsonaro. E então o primeiro debate presidencial viu picos de "ressentimento", "felicidade" e "medo" (figura 14.). Este ressentimento poderia ser resultado de candidatos femininos como Simone Tebet terem tido um desempenho melhor que os candidatos masculinos, incluindo Lula.


O gráfico de Simone Tebet viu um pico na "solidão" em 3 de agosto (figura 15.). Talvez a candidata centrista e seus apoiadores estejam se sentindo isolados do poderoso bloco 'centrão' de partidos políticos que detém tanto poder mas são incapazes de transformar isso em votos para Tebet. O dia 18 de agosto traz consigo um enorme pico de 'ressentimento' (figura 16.), já que todos os outros candidatos votam significativamente melhor do que os 2% de Tebet. E finalmente, o debate de 28 de agosto traz consigo um pequeno pico de 'felicidade' (figura 17.), pois Tebet é amplamente visto como o melhor candidato da noite, embora o pico também contenha picos menores de 'medo' e 'expectativa', pois é difícil ver como Tebet pode forjar um caminho a partir de sua posição de voto de um dígito.

"Este mês houve um aumento maciço na quantidade de exposição e escrutínio de cada candidato", comenta Roger Darashah, co-fundador da LatAm Intersect PR. "Enquanto os dois candidatos de terceiros, Ciro Gomes e Simone Tebet, estão vendo um aumento em seus números de votação por causa disso, e em geral comunicaram suas plataformas como alternativas convincentes para os dois candidatos de frente polarizados, Lula e Bolsonaro não estão indo tão bem sob a intensidade dos holofotes".

"Bolsonaro perdeu seu lugar nos debates presidenciais subsequentes, pelo menos até a véspera do primeiro turno da votação, pois teve um desempenho pior do que o esperado durante o primeiro debate, recebendo ataques de praticamente todos os outros candidatos. Ele também está procurando pular muitas entrevistas da grande mídia, concentrando-se em seu forte: mídia social e pontos de venda mais simpáticos".

"Com as últimas pesquisas empurrando o líder Lula dentro de 6 pontos percentuais dos 51% de votos que o levariam a ganhar uma vitória histórica no primeiro turno, o ônus é de Bolsonaro para inverter a maré". Será que as reportagens sobre o impressionante crescimento econômico do Brasil irão estimular os eleitores a voltarem para o atual, ou será que as reportagens da mídia, convenientemente cronometradas, sobre os negócios imobiliários de sua família, irão empatar ainda mais seus números de votação? Quando chegarmos ao final, será um clímax eletrizante para o que será a eleição mais polarizada da história brasileira recente".

A LatAm Intersect PR publicará mensalmente Relatórios Climáticos Emocionais sobre questões-chave de interesse para a região tais como: vacinas, economia, política, moedas criptográficas, meio ambiente, diversidade e igualdade.

"A tecnologia reflete a base de nossa agência, nossa metodologia de programação baseada no público, e por que os criamos". O assunto favorito da sociedade é ele mesmo; os indivíduos são os novos protagonistas. Quanto mais cedo e melhor as marcas entenderem o que e como o público pensa, mais profundamente serão capazes de se envolver", conclui ele.

Os Relatórios Climáticos Emocionais estão atualmente disponíveis na Argentina (espanhol), Brasil (português), Chile (espanhol) e México (espanhol); versões para Colômbia (espanhol) e Peru (espanhol) seguirão.


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