TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Tumba de 4.400 anos descoberta no Egito

Segundo egípcios, desenhos estão 'excepcionalmente bem preservados'

Por Kaio Serra em 17/12/2018 às 10:29:44

Foto: Divulgação Ministério de Antiguidades do Egito

Um túmulo de mais de 4.000 anos contendo desenhos "excepcionalmente bem preservados" foi descoberto ao sul do Cairo, segundo o Ministério de Antiguidades do Egito.

O ministro das Antiguidades, Khaled al-Anani, disse que a tumba foi descoberta no sítio arqueológico de Saqqara e pertence à quinta dinastia dos faraós, de cerca de 4.400 anos atrás.

O túmulo pertencia a um sacerdote real de purificação conhecido como ‘Wahtye’”, disse al-Anani em um comunicado. “Inscrições sugeriam que o sacerdote servira durante o reinado do rei Nefer-Ir-Ka-Re e era o supervisor do rei e inspetor do barco sagrado”.

Al-Anani disse que as paredes do túmulo foram decoradas com cenas coloridas representando Wahtye com sua mãe, esposa e família. O chefe da missão de escavação, Mostafa Waziri, disse que outros desenhos mostravam a produção de vinho e cerâmica, apresentações musicais, navegação, caça e fabricação de móveis para funerais.

Chegamos ao túmulo em novembro, mas demoramos algum tempo para entrar pois suas portas estavam lacradas. Cerca de 50 nichos dentro do túmulo também continham estátuas coloridas esculpidas em rocha, incluindo uma pessoa em pé ou na posição de escriba. Esta estátua pode pertencer ao falecido ou a um membro de sua família”. Disse Waziri.

De acordo com as autoridades egípcias, o túmulo tem cerca de 10 metros de comprimento e 3 metros de largura, com um porão. Além de cinco poços de sepultamentos.

Em novembro, o Ministério de Antiguidades anunciou que um cemitério de gatos em massa e uma coleção de raros besouros escaravelhos mumificados estavam entre os sete túmulos descobertos em Saqqara.

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.