Iniciada na última sexta-feira (14), a Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea vai até o dia 21 no Instituto Nacional do Câncer (INCA) destacando a importância da atualização do cadastro de doadores já inscritos no banco de dados. Conhecido como REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea), o armazenamento de informações registrou 138 mil cadastros em 2018.
O programa completa nesta semana 25 anos e um dos principais desafios é conscientizar os doadores sobre a importância do registro ser atualizado periodicamente. Geralmente, os doadores permanecem de 20 a 25 anos inscritos e devem sempre procurar o registro para informar sobre qualquer alteração de um dado fornecido no momento do cadastro, como telefone, endereço e e-mail.
A coordenadora técnica do registro, Danielli Oliveira, relatou que com a atualização dos dados, o processo para encontrar um doador de medula óssea torna-se mais ágil. Ao mesmo tempo, ela revela que para ampliar o número de pessoas cadastradas e facilitar a manutenção do registro de quem já se cadastrou, o programa deve contar com um aplicativo de celular no ano que vem.
"Com os dados atualizados, o doador poderá ser encontrado rapidamente em caso de compatibilidade. Para 2019, estamos planejando novas ações de comunicação, especialmente por meio de redes sociais e aplicativo para mobile, que irão permitir a comunicação mais frequente com nossos doadores. A meta é ampliar o número de atualizações dos cadastros", explicou a coordenadora.
A Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea foi instituída através da Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009, e também é conhecida como "Lei Pietro". A ideia para a criação da medida veio da necessidade de esclarecimento sobre a importância da doação e do transplante de medula óssea.
Sobre o REDOME
Criado em 1993, o REDOME hoje é o terceiro maior registro de doadores de medula óssea do mundo e conta com cerca de 5 milhões doadores que compõem uma rede mundial de 32 milões de doadores. Este ano foram realizados 355 transplantes (até novembro) por meio da doação não aparentada. A busca de doadores acontece simultaneamente no resgistro brasileiro e em outros registros do mundo. Da mesma forma, registros de outros países também realizam busca de doadores no Brasil. Para atualizar os dados no REDOME basta acessar:http://redome.inca.gov.br/