As ruas do Rio de Janeiro amanheceram mais sujas neste domingo de eleição, dia 2 de outubro. Panfletos de candidatos ficaram espalhados no chão em diversos pontos da cidade. Em bairros como o Catete e Engenho Novo, as calçadas se transformaram em plena panfletagem. No local situado na Zona Sul, inclusive, um grupo jogou vários panfletos na madrugada.
Nas redes sociais, várias reclamações sobre o assunto. A situação não se limitou ao RJ e também foi percebida em outros estados.
"Se tem uma coisa que eu odeio nas eleições é as ruas todas sujas, lotadas de panfletos. Depois, quando chove, isso tudo vai entupir os bueiros", indignou-se uma usuária do Twitter.
"A rua tava cheia daqueles panfletos de candidatos espalhados pelo chão. Depois tá tudo alagado e ninguem sabe porque!" e "Panfleto de político devia ser proibido, não tem um centímetro de rua que não tenha papel no chão" foram outras duas reclamações vistas na plataforma.
A panfletagem de candidatos, assim como a chamada boca de urna, é proibida no dia de votação. A ação pode resultar em pena de, no mínimo, seis meses de prisão. A manifestação política silenciosa, entretanto, é permitida. Adesivos de políticos e camisas partidárias, se feitas individualmente, são alguns exemplos.
A votação para Deputados Estaduais/Distritais e Federais, juntamente com Senadores, Governadores e Presidente, começou às 08h, no horário de Brasília, em todos os estados, e vai até 17h.