TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ministério da Saúde libera vacina da Pfizer para seis meses a quatro anos de idade

Vacinação começa por crianças com comorbidades, como obesidade, diabetes e doenças autoimunes

Por Portal Eu, Rio! em 14/10/2022 às 13:48:38

Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde liberou a aplicação de vacinas da Pfizer contra a covid-19 em crianças de 6 meses a 4 anos de idade que tenham comorbidades. A pasta ainda não divulgou quando o imunizante vai chegar nem o total de vacinas para esse público.

A Anvisa aprovara, no mês passado, a ampliação do uso da vacina da Pfizer para crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Não será necessário o ministério fazer novos contratos. As doses para essa faixa etária podem ser compradas a partir do contrato já assinado com a farmacêutica.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a liberação da vacina contra a Covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos.

A diferença para a vacinação de outras faixas etárias está na dosagem, que é menor. Por isso, a tampa da vacina contra covid para quem tem de 6 meses a 4 anos também é diferente, na cor vinho. A segunda dose deve ser aplicada três semanas depois da primeira. E o reforço, 8 semanas após a segunda dose.

Em nota, o Ministério da Saúde informou, nesta quinta-feira, que vai solicitar à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS a avaliação do uso da vacina pediátrica nessa faixa etária. Enquanto ocorrer esta análise, a vacinação estará restrita às crianças com comorbidades. Para quem tem 5 anos ou mais, não muda nada: a vacinação contra covid-19 continua liberada.

Diferenças

A vacina para crianças de 6 meses a 4 anos de idade tem dosagem e composição diferentes daquelas utilizadas para as faixas etárias previamente aprovadas. A formulação da vacina autorizada hoje deverá ser aplicada em três doses de 0,2 ml (equivalente a 3 microgramas).

As duas doses iniciais devem ser administradas com 3 semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos 8 semanas após a segunda dose. A tampa do frasco da vacina virá na cor vinho, para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação e, também, pelos pais, mães e cuidadores que levarão as crianças para serem vacinadas. O uso de diferentes cores de tampa é uma estratégia para evitar erros de administração, já que o produto requer diferentes dosagens para diferentes faixas etárias.

“A vacina tem 12 meses de validade, quando armazenada a temperatura entre -90°C e -60°C. Uma vez retirado do congelamento, o frasco fechado pode ser armazenado em geladeira entre 2°C e 8°C durante um período único de 10 semanas, não excedendo a data de validade original”, explicou a Anvisa.


Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Agência Brasil e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.