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Empresas são responsáveis por tornar o mundo melhor para 90% dos consumidores, aponta pesquisa

WSI desenvolveu metodologia de Comunicação e Marketing Inclusivos, alinhada às práticas de DE&I – Diversidade, Equidade e Inclusão, cada vez mais adotadas por empresas no mercado

Por Portal Eu, Rio! em 16/10/2022 às 06:00:00

Foto: Divulgação

A diversidade é o motor da sobrevivência e cada vez mais segmentos sociais e empresariais constatam que é preciso unir as diferenças para alcançar melhores resultados. Pesquisa mundial da Salesforce, companhia de gestão de relacionamento, aponta que 90% dos consumidores acreditam que cabe às empresas tornar o mundo um lugar melhor. Outro estudo, da empresa de consultoria de gestão Accenture, revela que empresas comprometidas com a inclusão são 11 vezes mais inovadoras e têm colaboradores seis vezes mais criativos.

Visando a humanização de marcas e foco em cada indivíduo, a WSI desenvolveu uma metodologia de Comunicação e Marketing Inclusivos, que alinha as ações de marketing e comunicação às práticas de DE&I – Diversidade, Equidade e Inclusão, cada vez mais adotadas por empresas de todos os portes no mercado.

Na Comunicação e Marketing Inclusivos, a empresa procura considerar uma abrangência total de públicos, incluindo setores minorizados por aspectos culturais e religiosos, étnicos, questões de gênero, etários e pessoas com deficiência. A abordagem leva em conta aspectos de inclusão e representatividade destes grupos, fugindo do capacitismo institucionalizado na sociedade e de uma abordagem que usualmente ficava limitada ao cumprimento de cotas exigidas por lei, que ainda é adotada na maioria das organizações.

“Não se trata de simplesmente aproveitar uma hype, mas de liderar uma transformação da sociedade a partir de uma demanda que vem do consumidor. Esta transformação será liderada pelas empresas e não por governos, através de novas leis, regulamentações ou penalidades.”, afirma o consultor responsável pela WSI no Rio de Janeiro, Marcelo Herskovits. Ele comenta que o marketing inclusivo deve ser a nova regra para toda empresa que não quer ficar de fora de um mercado, em que cada pessoa quer se sentir representada nos meios de comunicação e a personalização da jornada de compra é cada vez mais exigida.

Herskovits afirma que as ações de inclusão nas empresas precisam ser autênticas para obter resultados reais e duradouros. Estudos corroboram a afirmação. Levantamento da consultoria Mckinsey aponta que as empresas engajadas com diversidade racial e étnica têm 35% mais possibilidades de obter retornos financeiros acima do esperado. O faturamento também é maior para companhias que têm mais de 30% de diversidade de gênero em cargos de liderança, conforme pesquisa da Ernst & Young.

O Marketing Inclusivo tangibiliza o fato de que as marcas, seus produtos e serviços são criados para clientes diversos, em que tipicamente independem suas características de idade, gênero, etnia, religião, situação socioeconômica, aparência física e aspectos psicológicos. Segundo o consultor, a sociedade se cansou de assistir a propagandas e consumir conteúdos que retratam um único tipo de pessoa. “Hoje, todos querem enxergar a si mesmos e se sentirem representados nos meios de comunicação, campanhas publicitárias e embalagens de produtos”, aponta.

Comunicação Inclusiva também no digital

A comunicação nos meios eletrônicos também deve ser inclusiva e, principalmente, oferecer acessibilidade digital. Um website acessível “by-design”, ou seja, por desenvolvimento no próprio código, ou por meio de ferramentas de mercado vai permitir que pessoas com deficiência, idosos, acidentados ou até mesmo analfabetos funcionais possam consumir conteúdos digitais com autonomia e independência.

Algumas dicas para ter uma comunicação inclusiva na internet e atender todos os públicos, inclusive as que dependem de aplicativos de leitura de tela, são:

  • incluir #PraCegoVer ou #PraTodosVerem seguido da descrição da imagem

  • editar o nome do arquivo de imagem de forma que seja compreensível

  • aproveitar datas comemorativas para promover a inclusão cultural

  • oferecer legendagem de vídeos com audiodescrição

  • usar intérprete de libras nos vídeos

  • usar botões descritivos e informativos no lugar do “clique aqui”

  • utilizar cores simples e com bom constante

  • seguir todas as orientações da normativa internacional WCAG


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