Viajar é muito gostoso, mas, há um momento em particular que ninguém desfruta. Você já imaginou qual é? Certo! O momento de pagar a conta.
Roma é uma cidade completa. A capital italiana conta com belezas históricas e naturais, mas, como toda cidade grande, os preços podem assustar. No entanto, com um pouco de planejamento e uma pitadinha de "arte", você conseguirá visitar diversos locais romanos sem gastar muito. Como? O Eu,Rio te ajudará!
1 - Transporte Público
Nada de ônibus turístico! O transporte público de Roma abrange bem os pontos turísticos da cidade. Com um bilhete integrado de 24 horas (BIG), que custa apenas 7 euros,anda-se de ônibus, metrô e trem (um bondinho elétrico), quantas vezes quiser, por 24 horas!
2 - Pontos turísticos gratuitos ou integrados
Há várias igrejas históricas pela cidade que não cobram pela entrada, como a Basilica di San Martino ai Monti (Basílica de São Martinho nas Montanhas), uma basílica menor do Século IV que fica aos pés do Monte Ópio.
Há também os pontos turísticos integrados, ou seja, o bilhete de entrada serve para mais de um museu. Este é o caso do Coliseu, Monte Palatino e Foro Romano. Um único ingresso, por 12 euros, vale para os três locais.
Para fugir das filas, compre os tickets pela internet.
3 - Alimentação
No geral, um almoço em Roma não é caro, mas economizar é sempre bom. Portanto, FUJA dos grandes restaurantes. Há barezinhos com ótimos almoços e lanches. Dica: a cidade é repleta de fontes minerais públicas, ou seja, leve uma garrafinha para encher d"água sempre que necessitar!
Roteiro
Partimos da estação de trem Termini. Fomos de Metrô até a estação Colosseo, que dá acesso ao Coliseu. Compramos o ticket BIG de 24 horas (7 euros), com o ingresso integrado do Coliseu, Monte Palatino e Foro Romano (16 euros). Clique aqui https://www.rome-museum.com/br/bilhetes-coliseu.php
Após visita aos três monumentos, demos uma volta pelo parque Colle Oppio e uma visita à Basílica de São Martinho nas Montanhas (entrada gratuita). Em seguida, andamos até a Basílica de Santa Prassede, datada do ano de 822 (entrada gratuita).
Hora do almoço! Pegamos o metrô da linha laranja na Estação Vittorio Emanuele, sentido Battistini, até a estação Lepando. Caminhamos por sete minutos até a Piazza Cola di Rienzohttps://web.facebook.com/piccolodiavolobar/?_rdc=1&_rdr). Almoçamos, então, no Piccolo Diavolo Food Drink. Comida excelente e barata num lugar mega agradável! Os atendentes falam inglês e espanhol.
Há três tipos de menu no local:
I - Menú Lunch
É servido das 12h45 às 15h. É composto de uma refeição, mais uma bebida e um café. Custa 6 euros.
II - Menú Pizza
É servido o dia todo. É um mix de uma pizza, mais bebida e um café. Custa 9 euros. Vale lembrar que as pizzas na Itália são daquelas de 4 pedaços. No entanto, um italiano sozinho come uma.
III - Happy Hour
É o mais interessante de todos. É servido das 18h30 às 21h30. REFEIÇÃO LIVRE + um suco. Valor: 7 euros.
O Menú Lunch foi o escolhido, que caiu muito bem!
Por fim, caminhamos a pé até o Castel Sant"Angelo, passando pelo Rio Tibre e a Sede da Suprema Corte da Itália. Após isso, pegamos a Linha 492 e voltamos para o terminal Roma Termini.
No total, gastamos 29 euros por pessoa em um passeio bem cultural e divertido pela capital italiana. Há outros pontos bem interessantes e típicos, como a Fontana di Trevi, a Vulla Borghese ou o Museu de Arte Moderna, mas que necessitariam mais do que um dia para visitar.