TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Chuva causa transtornos e até policiais ficam ilhados no Rio

Cena ocorreu na Rua do Lavradio. Previsão é de mais chuva ao longo do feriado

Por Alexandra Silva em 24/12/2018 às 17:58:45

Foto: Marcelo Régua/O Globo

Às vésperas do Natal, o tempo no Rio de Janeiro começou instável nesta segunda-feira. Os primeiros registros de chuvas foram na madrugada de domingo pra segunda, com pancadas fortes na zona norte. O dia começou nublado em alguns locais, principalmente na zona sul. E ao longo da manhã, nuvens escuras foram tomando conta da cidade por inteiro e um temporal acabou caindo na cidade em vários pontos, causando transtornos para quem deixou pra fazer as compras de Natal na última hora. Ou foi só pegar um solzinho, que teimava aparecer na praia do Leme, por volta das 10h.

"Acordei cedo, peguei o carro e ainda estava nublado por aqui. Abasteci e começou a chuviscar. Assim mesmo, fui pra praia. Fiquei por lá, durante uns 40 minutos e aí, começou a nublar. Voltei pra casa debaixo de um temporal daqueles, que "tava" caindo em Bonsucesso", relatou Carlos Lopes, auxiliar administrativo e morador de Ramos.

Segundo o Sistema de Alerta Rio, sistema de alerta de chuvas intensas e de deslizamentos em encostas da cidade do Rio de Janeiro, a previsão pra hoje é de céu nublado/encoberto com pancadas de chuva a partir da tarde, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas. Com máxima prevista de é 31°C.

Nem a polícia escapou

Na Rua do Lavradio, próximo à Lapa, dois policiais militares do 5ª BPM (Praça da Harmonia) ficaram ilhados no teto da viatura, depois do carro ficar parcialmente submerso. Os PMs disseram que tentavam atravessar a rua quando a água começou a entrar no veículo, atingindo o motor. Segundo eles, o carro apagou, depois que a água entrou no motor do carro.

Relatos de alagamentos

Ao longo da tarde, foram feitos vários relatos de pontos de alagamentos. Na Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, há um congestionamento, causado por uma poça gigantesca provocando interdições, na pista lateral, sentido Centro. Segundo, dois bolsões de água causaram transtorno aos moradores da Ilha do Governador. E neste momento, já foram escoados. No Catete, o alagamento foi na Rua do Catete com a Rua Silveira Martins. A via ficou interditada e os motoristas foram orientados a usarem o Aterro do Flamengo. Na localidade conhecida como Buraco do Padre, no bairro da Piedade - uma passagem que liga um lado ao outro o bairro, ficou interrompida. Motoristas também relatam acidentes nas vias de chegada ao Rio. Um deles, foi um engavetamento com nove carros e dois caminhões, na pista da esquerda da Washington Luiz, na altura da Reduc.

Previsão para o resto do dia

Para a noite do dia 24, o céu continua nublado e encoberto, com pancadas de chuvas e vento moderado. Para a madrugada do dia 25, as chuvas podem ser mais fortes e melhoras ao longo do dia. O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção ás 12h40 de hoje (24/12). Ainda há previsão de pancadas de chuva para o período da noite, podendo ser acompanhadas de rajadas de vento e raios, avisa o sistema Alerta Rio.

Transportes

O consórcio VLT avisou que Linha 2 opera em serviço provisório entre Praça XV e Saara. Linha 1 continua em circulação em todo trecho, exceto nas paradas Providência e Harmonia. No trecho de Praia Formosa ao Santos Dumont, o usuário que segue no sentido Santos Dumont, poderá desembarcar nas paradas Cidade do Samba e Utopia/AquaRio. Nem Supervia e nem o MetrôRio registraram problemas com a chuva.


POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.