O bem contagia e se propaga, certamente. No almoço natalino da manhã de hoje (dia 24) no instituto IDE (inclusão e desenvolvimento pelo Esporte), foi possível sentir isso e também participar. Vindas das Comunidades de Vila Ideal e do Jardim Gramacho, 1200 pessoas, crianças, adolescentes e seus familiares degustaram um delicioso almoço de natal recheado de amor, alegria e solidariedade com brinquedos para a garotada.
O instituto IDE está localizado no bairro de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias, onde funcionava um gigantesco Lixão a céu aberto, desativado em 2012. Coordenado pelo pastor Anderson Leite, que chegou em 2008 com a objetivo de transformar o panorama social da região assolada na violência, pela falta estrutura governamental básica como saúde, saneamento e educação.
Utilizando a tríade "esporte, a educação e amor", enumerada pelo Pastor Anderson, que é mestre em judô e jiu-jítsu, nos disse que estas são as principais ferramentas na luta diária para resgatar as pessoas da drogas, criminalidade e prostituição: "O intuito é mostrar que é possível viver uma vida digna e acima de tudo dar o exemplo no convívio com as pessoas ... Buscamos ser a pessoa certa, no lugar certo e na hora certa evitando um fim indesejado para estas crianças", revela Anderson Leite.
As crianças foram recebidas no interior da instituição por um caloroso corredor de incentivo e carinho formado por um miniexército solidário que nesta manhã doaram seu braço e seu calor humano nesta confraternização. O bom velhinho veio do gélido Polo Norte enfrentar o calor tropical Carioca participar da festa da criançada. " O projeto é muito interessante, auxilia no crescimento destas crianças e abraça toda a população" disse Noel. Perguntamos ao Bom velhinho sobre a diferença climática: " A sensação térmica aqui dentro é de muita felicidade" declarou estampando um sorriso terminando sua fala com o tradicional - Ho! Ho! Ho!
Pessoas de todos os lugares se unem nessa maravilhosa corrente do bem. O advogado Rafael Almeida, é mantenedor do Ide há quatro anos, contribuindo nas questões documentais. Vem do município de Itaboraí, tem se voluntariado para as atividades diversas na comunidade: "Se cada pudesse fazer o pouco que seja por alguém o mundo seria bem melhor", afirmou. Rafael nos disse que a atuação e o acolhimento feito pelo IDE através do Anderson e dos voluntários tem retirado dos caminhos tortos do crime mudando o seu futuro das crianças.
A empresária do ramo de Academias, Melissa Salgado,40 anos é madrinha da cadeirante Sofia Freitas, atua como voluntária no IDE desde 2014. Melissa, que é lutadora de Muay Thai, dirige a academia Warriors Headquarters (Quartel dos campeões). "Sofia é uma guerreira, a sua luta é minha também" falou emocionada ao entregar seu presente para a carinhosa Sofia. O pai da pequena, o Sr. Luiz Cláudio, 46 anos, auxiliar de produção, disse que o Pastor Anderson está fazendo um mutirão para construir o quarto da menina. O IDE presta atendimento para Sofia há dois anos.
Leda Cristina, costureira, 32 anos, e seus seis filhos são uma das centenas de famílias assistidas pelo projeto. Uma de suas filhas, Larissa, 12 anos, pratica judô no IDE e foi a principal motivadora para toda a turma estar incluída nas atividades. "O IDE acolhe as crianças que estão ociosas nas ruas não deixando cair em mãos erradas", explicou Leda que participa com sua família pela primeira vez da ceia de Natal.
No evento de hoje foram sorteadas bolas oficiais da Copa do Mundo no Brasil, a "brazuca", bonés e camisas de marcas esportivas e 200 panetones. As crianças receberam das mãos do Papai Noel os presentes comprados por seus padrinhos na instituição, as alunas da EJA (alfabetização jovens e adultos) também foram apadrinhadas e recebem uma linda cesta de natal.
A instituto projeta para o ano de 2019 a abertura de um consultório odontológico, mais um serviço para a comunidade. Importa dizer que toda o movimento empreendido, a soma de forças e intenções desembocam na satisfação de fazer o bem ao próximo, de levar um pouco de alegria e fazer a diferença nestes dias turbulentos na nação.
"O amor é nossa religião ..." esse é uma frase repetida por Anderson Leite em postagens nas redes sociais e publicidades do IDE ao longo dos anos. Façamos dele lema a nossa bandeira para os nossos relacionamentos e atitudes neste Natal e no ano novo de 2019 com Fé e Esperança em dias Melhores, como diz a canção "Dias melhores pra sempre"!!!
Informações
https://www.facebook.com/idemissoesong/