TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Portal Eu, Rio! foi tema de TCC em faculdade carioca

Com apenas seis meses de vida, portal é visto como projeto inovador

Por Cláudia Brito de Albuquerque e Sá em 25/12/2018 às 11:14:00

O CEO do projeto, Edison Corrêa, e Michela: Eu, Rio! em evidência nas universidades (Foto: Jorge Hely)

O Portal Eu Rio foi destaque novamente no meio acadêmico. Dessa vez, como tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da aluna da Faculdade Pinheiro Guimarães, Michela Carneiro. "O Portal Eu, Rio!" me mostrou que tudo o que almejo para o futuro do jornalismo, está no presente. Ele surge como uma perspectiva colaborativa e procura fazer um jornalismo com responsabilidade, ética jornalística, qualidade textual e apuração com seriedade. Utiliza a ferramenta do whatsapp ao seu favor, com o intuído de unir os profissionais do jornalismo, para compartilharem informações, agregando mais valor à notícia. Por conseqüência, vem se destacando entre os noticiários online/on time", avaliou a formanda.

Segundo Michela, a dinâmica de trabalho do Eu Rio se encaixou perfeitamente no projeto que ela desejava desenvolver. "Eu tinha uma única certeza em mente: queria entender o novo mercado de trabalho para os profissionais do jornalismo, por conta dos avanços tecnológicos e do fácil acesso da população aos meios de comunicação e as redes sociais. Ao comentar sobre o que eu desejava elaborar no meu projeto final com meu orientador, ele lembrou do Eu, Rio! Eu fiquei emocionada quando ele me apresentou o portal, parecia coisa de destino, foi o melhor estudo de caso", contou.

A apresentação do TCC na faculdade aconteceu recentemente, dia 19.

"Pudemos interagir e acompanhar a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso da aluna da FPG sobre jornalismo colaborativo, versando também sobre o trabalho realizado no portal, com a aprovação do professor e orientador André Luiz Cardoso. É uma alegria imensa poder compartilhar e publicizar nossa experiência!", festejou o CEO do Portal, Edison Corrêa.

Michela pediu a logo do portal para confeccionar a camisa que vestiu no dia da apresentação.

"Ficamos lisonjeados com essa iniciativa. Apenas seis meses de vida e já sermos observados como objeto de TCC, mostrando como um projeto de jornalismo colaborativo, de forma inicial, deu liga. A reinvenção do jornalismo passa pelo o que fez o Eu, Rio e esperamos atrair ainda mais o interesse público de colegas de profissão e da sociedade em geral", afirmou o coordenador geral, Rodrigo Rebechi.

Caminho de Destaque

"O meio acadêmico tem dado bastante ênfase ao Portal Eu, Rio! Tudo começou com um trabalho de doutoramento em jornalismo de Ana Paula Goulart de Andrade, doutoranda e professora da graduação da Faculdade Pinheiro Guimarães . A tese dela, intitulada 'Jornalistas no Whatsapp: a força da comunidade interpretativa do Grupo Mídia-RJ' (http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2017/paper/viewFile/856/367), destrinchou o grupo de comunicação no whatsapp de onde adveio a ideia do portal", revelou.

O veículo, que teve início em junho deste ano, também foi analisado em agosto quando a equipe do Portal Eu, Rio! teve a oportunidade de assistir a uma aula sobre Cibercultura, sob a temática "Novas negociações nas práticas jornalísticas", na FPG, ministrada por Ana Paula. "Nos últimos três meses, também participei de duas palestras na Faculdade Hélio Alonso (FACHA), sendo uma para alunos da graduação em jornalismo e outra para o MBA em Hard News da FACHA, no módulo "Fluência nos Artefatos Midiáticos Digitais", ambas sobre o Portal Eu, Rio! Além de outra no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no evento "Controversas 2018 - O jornalismo em xeque: a urna na era das redes", disse Edison.

Dever social

"Acredito no jornalismo feito com amor, que busca noticiar com seriedade, tendo como principal aliado, a população. O jornalismo é dinâmico, amplo, tem um dever social e é essencial para manter a população informada. É um mundo repleto de possibilidade e tudo isso me encanta. Precisamos fazer o jornalismo à moda antiga e nos adaptarmos as novas formas de noticiar. A proximidade com a população é de extrema importância para o novo jornalismo", garantiu Michela.

Para ela, esse é o grande momento do jornalismo. "É hora de mostrar a que viemos, de dar o nosso melhor. Utilizarmos as novas ferramentas tecnológicas a nosso favor. Devemos preservar a interação com os novos meios e o principal objetivo é fornecer uma informação com qualidade e credibilidade", motivou.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.