A nova temporada do futebol vai começar de forma diferente para o Flamengo. Em 2019, os primeiros jogos serão nos Estados Unidos. Desde 2006, o clube não pisa no país da América do Norte. Apesar da lembrança mais recente ser negativa, o histórico é favorável aos cariocas, inclusive em relação aos oponentes que o time enfrentará na Florida Cup.
Há doze anos, em amistoso no Coliseu de Los Angeles, no dia 19 de outubro, o Rubro-Negro sofreu uma virada para o América do México. Obina abriu o placar, mas o argentino Cláudio López e o paraguaio Cabañas viraram. O autor do segundo gol se tornaria carrasco definitivo dois anos depois, na Libertadores de 2008.
Ao todo, foram 12 confrontos nos Estados Unidos, com sete vitórias, dois empates e três derrotas, 23 gols marcados e 12 sofridos. Em 1967, o clube debutou no país com derrota para a Roma, por 2 a 1, na Califórnia. Eles voltaram a se enfrentar após três dias, e houve empate por 1 a 1 em Nova Iorque.
Já em 82, em Nova Jersey, o campeão da Libertadores de 81 ficou no 3 a 3 com o Cosmos, que tinha como capitão Carlos Alberto Torres, além do alemão Franz Beckenbauer e de Sócrates. Zico, Wilsinho e Júnior construíram uma boa vantagem na etapa inicial. Porém, no segundo tempo, Chinaglia marcou três gols (sendo dois de pênalti) e garantiu a igualdade.
O Flamengo teve mais seis convites para os Estados Unidos naquela década. Venceu o San Jose (EUA) e os mexicano Monterrey (duas vezes) e Guadalajara, além do México All Star. Diante da seleção do México, entretanto, acabou perdendo. Em duelos contra os Estados Unidos e o Alianza Lima (PER), em 1990, o Rubro-Negro triunfou por 1 a 0, em ambas as ocasiões.
Os adversários de 2019 são europeus e já mediram forças com o Flamengo. O Ajax e o Eintracht Frankfurt tiveram seus dias de oponentes do clube do Rio de Janeiro. Os holandeses perderam em casa, em 1988, com gol de Renato Carioca. Contra o Frankfurt foram dois jogos: empate (1 a 1) em 1954 e vitória brasileira (3 a 1 - gols de Zico, Nunes e Andrade) em 1980, sempre na Alemanha.
No dia 10 de janeiro, quinta-feira, o Rubro-Negro encara o Ajax, às 21h (de Brasília). Dois dias depois (sábado, 12), duela contra O Eintracht Frankfurt, às 18h.