TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Maior artilheiro da história do América, Edu Coimbra ganha livro biográfico

Ídolo do clube rubro, meia chegou à seleção brasileira como jogador e treinador

Por Portal Eu, Rio! em 16/11/2022 às 09:00:00

Edu Coimbra, maior ídolo do América F. C. Foto: Divulgação

Edu Coimbra vestiu a camisa da seleção brasileira como jogador e, anos depois, foi treinador do time canarinho. Esteve na lista dos 40 pré-selecionados por João Saldanha para a Copa do Mundo de 1970 e marcou 211 gols com a camisa do América. Números que o transformam no maior goleador da história do clube rubro do Rio de Janeiro.

Pelo Diabo da Tijuca, Edu foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1969 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), com 14 gols. A trajetória de sucesso do irmão mais velho, que inspirou Zico, é contada em detalhes em "Edu Extraordinário: o maior artilheiro do America Foot-Ball Club", que será lançado no sábado (26), a partir de 13h, no salão de eventos do Brasa Gourmet, na Tijuca. O irmão assina o prefácio da obra.

Cinco anos depois de ter lançado "Alex Coração Americano: o campeão do jogo limpo", no qual reverencia a biografia do zagueiro Alex Kamianecky, o jornalista catarinense Sílvio Köhler revisitou a história de outro craque americano da mesma geração. Em comum, além das histórias de amor ao clube, está o fato de terem integrado a lista dos 40 jogadores previamente selecionados para a Copa do Mundo de 1970. As chamadas Feras do Saldanha.

"Edu é um símbolo de primeira grandeza da história do América e do futebol brasileiro. Isso nunca foi discutido. Mas a obra contribui para o debate resgatando critérios objetivos para a mensuração desta grandeza no âmbito do América, apresentando números e provas documentais que atestam que ele é o maior artilheiro da história do clube", celebra Köhler.


Aos 75 anos de idade, o homenageado, que pendurou as chuteiras em 1981, atuando pelo Campo Grande, demonstra gratidão pelo gesto. O lançamento será mais uma cerimônia de deferência da torcida ao craque.

"Fico lisonjeado por todo esse carinho comigo. Em todos os meus anos no futebol eu procurei fazer o melhor. Fosse como jogador, fosse como treinador, no América, na seleção e em todos os clubes pelos quais eu passei. E, apesar de minhas limitações, acho que fiz", avalia Edu.

Como atleta, Edu passou ainda por Vasco e Flamengo. Na condição de treinador, dirigiu grandes clubes, como Vasco, Botafogo, Fluminense, América e Kashima Antlers (Japão), além da Seleção do Iraque.

A obra documenta a trajetória do imigrante português José Antunes, patriarca dos Coimbra. Torcedor do Sporting Lisboa, conheceu a carioca Matilde da Silva já no Rio de Janeiro. Os dois se casaram e foram morar na Rua Lucinda Barbosa, em Quintino. Endereço que terminaria por tornar famoso todo o pacato bairro da Zona Norte.

A intimidade do lar dos Coimbra, com seus cinco filhos, e sua forte influência na formação de cada um deles, está retratada em "Edu Extraordinário". Irmãos de Edu, Antunes, Nando, Tunico e Zico foram todos jogadores de futebol.

SERVIÇO

Brasa Gourmet

Rua Mariz e Barros 881, Tijuca. 2º andar.

Horário: a partir das 13h.

(O local conta com Espaço Kids e Estacionamento)

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.