A ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei Isabel Salgado morreu nesta quarta-feira (16), aos 62 anos, no Hospital Sírio-Libanês, vítima de pneumonia por infecção bacteriana.
Isabel disputou os Jogos Olímpicos de Moscou-1980 e Los Angeles-1984 e foi medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de San Juan-1979. Ela havia sido nomeada por Alckmin, na última segunda-feira (14) para integrar a área de Esporte da equipe de transição. Ela chegou a participar de uma reunião on-line, mas foi internada no mesmo dia na capital paulista, depois de passar mal.
Nascida no Rio de Janeiro, a ex-atleta foi revelada pelo Flamengo e fez história por ter sido a primeira brasileira a atuar no vôlei europeu, quando vestiu as cores do Modena, da Itália, em 1980.
Isabel disputou duas Olímpiadas: a de Moscou (1980) e a de Los Angeles (1984) pela Seleção Brasileira de Vôlei de quadra. Foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979, em San Juan, Porto Rico.
Em 2016, Isabel também carregou a tocha olímpica no Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos. Atualmente, ela era treinadora.
Isabel deixa quatro filhos biológicos, Pilar, Maria Clara, Carol e Pedro — os últimos três seguiram os passos de atleta da mãe e se tornaram jogadores profissionais de vôlei de praia –, além de Alison, filho adotivo.