O espetáculo infantil "A Coragem de Maria Felipa" idealizado pela dramaturga, crítica teatral, curadora, produtora e agitadora cultural Paty Lopes, foi contemplado no Edital Retomada Cultural, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e tem como proponente o Renascença Clube. Maria Felipa se destina à faixa dos 3 aos 10 anos, em especial aos alunos da rede pública de ensino e moradores das redondezas dos locais onde serão realizadas as três apresentações gratuitas, com intérprete de LIBRAS: nesta sexta-feira (02/12), no Theatro Municipal do Rio (Centro); 10/12, no Renascença Clube (Andaraí); e 17/12, no Museu Janete Costa (Niterói).
Maria Felipa de Oliveira foi uma mulher marisqueira, pescadora e trabalhadora braçal que participou da luta pela Independência da Bahia. A peça apresenta as culturas africana e indígena.
Paty Lopes evidencia a importância da conservação dos mares e da reciclagem. O artista plástico Rogério Campos, convidado pela idealizadora, construiu o figurino e o cenário com plásticos e restos de tecidos. O texto traz o importante dramaturgo Eugen Bertholt Friedrich Brecht, com o conto “Se os Tubarões Fossem Homens” fazendo uma ponte entre o público mirim e a educação.
Mulheres como Maria Felipa, verdadeiras heroínas, não fazem parte da história do nosso país, uma invisibilidade que o teatro tem trabalhado revivendo essas memórias, principalmente para o público infantil, ainda em formação e multiplicador de ideias.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Paty Lopes
Elenco: Fernanda Sabot e Tauã de Lorena
Direção: Milton Filho
Produtor executivo: Marcelo Aouila
Direção de movimento e preparação corporal: Raphael Rodrigues
Cenário e Figurino: Rogério Campos
Direção musical: Tauã de Lorena
Realização: Renascença Clube
SERVIÇO
Espetáculo: “A Coragem de Maria Felipa”
02/12 (sexta-feira), às 10h
Local: Theatro Municipal (Praça Floriano S/N – Centro)
10/12 (sábado), às 10h
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)
17/12 (sábado), às 11h
Local: Museu Janete Costa (Rua Presidente Domiciano, 178 – Ingá – Niterói)
Entrada franca
Duração: 45 minutos
Classificação: Livre