Nesta quinta-feira, às 16h, no estádio Al Bayt, Costa Rica e Alemanha se enfrentam na última rodada da primeira fase da Copa do Catar. Em confronto direto, às seleções decidem vaga nas oitavas de final da competição.
Em terceiro lugar no Grupo E, com três pontos após a vitória por 1 a 0 diante do Japão, a Costa Rica só precisa vencer a partida hoje para se classificar. Com a vitória nas mãos, os costarriquenhos não dependem do resultado do outro confronto entre espanhóis e japoneses. Se empatar o jogo, a Costa Rica vai depender da derrota do Japão para chegar às oitavas.
Já a Alemanha, que perdeu o primeiro confronto por 2 a 1 de virada, ao empatar com a Espanha ganhou sobrevida e mesmo ocupando o quarto lugar, com apenas um ponto, ainda tem chances de classificação. Mas os alemães têm obrigação de vencer e dependem também do resultado entre Espanha e Japão. Nesse caso, a Alemanha passa com a derrota dos japoneses, depende de critérios de desempate no caso de um placar igual no outro jogo e precisam superar os espanhóis no saldo de gols se o Japão for derrotado.
Nesta missão quase impossível para Alemanha, que pode se despedir na fase de grupos pela segunda vez consecutiva, será primeira vez de uma mulher apitando uma partida na Copa do Mundo. A francesa Stéphanie Frappart comanda a arbitragem e tem como assistentes a brasileira Neuza Inês Back e a mexicana Karen Diaz Medina.
Quanto às escalações, a Costa Rica deve ter apenas uma mudança em relação ao time que derrotou o Japão. O zagueiro Francisco Calvo, que está suspenso, será substituído por Vargas.
Enquanto que na Alemanha, Klostermann, Sané e Füllkrug tem chances de aparecer na equipe titular, já que foram bem contra a Espanha. David Raum pode desfalcar o grupo, por causa de um incômodo na região da costela.
FICHA TÉCNICA
COSTA RICA X ALEMANHA
Copa do Mundo / 3ª rodada / Grupo E
Local: Al Bayt Stadium, em Al Khor (Qatar)
horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Stéphanie Frappart (França)
Assistentes: Karen Diaz Medina (México) e Neuza Back (Brasil)
VAR: Kathryn Nesbitt (Canadá)
COSTA RICA: Navas; Duarte, Waston e Chacon; Fuller, Borges, Tejeda, Oviedo, Torres e Campbell; Contreras
Técnico: Luis Fernando Suarez
ALEMANHA: Neuer; Kehrer (Klostermann), Süle, Rüdiger e Raum (Günter); Kimmich, Goretzka e Gündogan (Müller); Musiala, Füllkrug e Sane (Gnabry)
Técnico: Hansi Flick