Em tarde de Mbappe, França bate a Polônia e avança às quartas
Adversário dos Les Bleus sai do confronto entre Inglaterra x Senegal
A França fez três e derrotou a Polônia pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, neste domingo (4),no estádio Al Thumama, pela Copa do Mundo. Mbappe (2x) e Giroud marcaram na vitória por 3x1. O gol polonês saiu dos pés de Lewandowski. Foi a segunda vez que as duas seleções se enfrentaram pela competição; na primeira vez, vitória dos alvirrubros por 3x2.
Com o resultado, os Les Bleus avançam para as quartas e esperam o adversário no confronto entre Inglaterra x Senegal, também nesse dia 4, às 16h. Vale lembrar que os franceses estão no lado contrário do Brasil na chave e essa partida só pode ocorrer numa eventual final de Copa.
O jogo
O primeiro tempo mostrou uma Polônia parelha, diferente dos outros confrontos na fase de grupos. A França, por sua vez, não se deixou abater e teve algumas chances perigosas, como a de Dembélé, no início do jogo, que fez boa jogada, cortou para o meio, mas bateu fraco para o gol.
A seleção alvirrubra respondeu aos 20', em contra ataque que Lewandowski arriscou de fora da área e a bola passou perto do gol. Levou perigo. A chance mais clara, porém, não teve o ex melhor do mundo como protagonista: Bereszynski foi até a linha de fundo, tocou para a área, Zielinski chutou de primeira e Lloris defendeu com o joelho. No rebote, Kaminski finalizou e Varane tirou em cima da linha.
Antes disso, porém, Giroud teve nos pés a chance de abrir o placar, mas perdeu um gol sem goleiro ao não conseguir acertar com precisão a bola, num carrinho.
O 1x0 saiu perto do intervalo, no momento que Mbappe deu bom passe em profundidade para Giroud que, dessa vez, não desperdiçou. Com o tento, o centroavante superou Henry e se tornou o atleta com mais gols pela França.
A segunda etapa começou menos intensa, mas não deixou de reservar gols. Aos 29 minutos, num contra ataque iniciado com uma impressionante recuperada de bola que se transformou num lançamento de costas de Griezmann para Giroud. O o centroavante dominou com categoria e passou para Dembélé.
De Dembélé, a bola foi para Mbappe que, em poucos toques, acertou o lado esquerdo do gol. 2x0.
Perto dos acréscimos, Mbappe recebeu passe de Thuram, bateu colocado e fez o terceiro da partida. Szcz?sny chegou a tocar nela, mas a bola 'dormiu' no ângulo.
No último lance, Lewandowski teve chance de ouro para diminuir: o VAR viu um toque de mão de Upamecano e o pênalti foi marcado. Lewa caprichou na cobrança, mas Lloris defendeu.
O pênalti foi voltado atrás porque o goleiro não estava com os pés na linha. Nova cobrança, e dessa vez gol de Lewandowski. 3x1 e fim de jogo.
FICHA TÉCNICA
FRANÇA 3 X 1 POLÔNIA
Local: Estádio Al Thumama
Gols: Giroud (FRA 43/1T), Mbappe (FRA 29/2T e 45/2T) e Lewandowski (POL 54/2T)
Cartões amarelos: Tchouaméni (FRA 31/1T), Bereszynski (POL 02/2T) e Cash (POL 43/2T)
Árbitro: Jesús Valenzuela Sáez (VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: Juan Soto (VEN)
França: Lloris; Koundé (Disasi 47/2T), Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni (Fofana 21/2T) e Rabiot; Dembélé (Coman 31/2T), Griezmann e Mbappe; Giroud (Marcus Thuram 31/2T).
Polônia: Szcz?sny; Cash, Glik, Kiwior (Bednarek 42/2T) e Bereszynski; Krychowiak (Bielik 25/2T); Kaminski (Zalewski 25/2T), Zielinski, Szymanski (Milik 19/2T) e Frankowski (Grosicki 42/2T); Lewandowski.