Faltam poucas horas para recebermos o ano novo, recarregar as baterias e fazer um retrospecto do ano que passou. Hora de se preparar, incrementar no visual, elevar a Fé e o pensamento positivo, soltar a criatividade na pista e fazer a festa.
Turistas de toda parte do planeta e do Brasil vem para a Cidade Maravilhosa neste momento de passagem, trazem um colorido de culturas e idiomas para o Réveillon mais lindo da terra. O branco é o campeão de audiência, presente em carreira solo ou combinado com outras cores, é quase unanimidade. “ O branco sempre reina absoluto! Todos nós queremos e precisamos de paz”. Quem curte o branco deve apostar no linho ou no laise! O frescor a informalidade tem a cara do verão carioca e continuará em alta nos próximos meses, revela Rafaela Garcia, 31 anos, consultora de estilo e fundadora do instablog, @armariosrevoltos e da MagMov.
A relação de consumo consciente é uma de suas bandeiras, ela nos fala que devemos dar uma olhada no armário repensando novas formas de combinar. Renovar o vestido branco de réveillons antigos. E vale pegar emprestado, trocar com uma amiga, e comprando uma peça nova conhecer a sua origem, pensando na sustentabilidade e não agressão a fauna e a flora. “Nada adianta um look novinho em folha se a renovação não está dentro de você. A principal tendência é se vestir de você”, reitera Rafaela.
Dany Padilla, 50 anos, tem expertises no ambiente Fashion e disse ao Portal Eu Rio! que a forte tendência neste Réveillon será a transparência em variadas combinações nos vestidos longos, curtos ou em uma blusa. O cumprimento longo dos vestidos é o que está mais em alta na temporada, em principal os de renda explica a CEO da Escola do Estilo e do Imersão Fashion, evento que prepara microempreendedores como estruturar um negócio de moda pela internet para ganhar uma grana em tempos de crise. Dany acrescenta que por baixo da renda a moda é usar as hot pants (calcinhas maiores de tecidos mais encorpados como Lycra).
O vermelho é uma aposta quentíssima para esperar 2019, lembrando que o vermelho representa a paixão e a sedução, “Use a abuse dele”, frisou Dany.
Padilla orienta a se ter cuidado em adequar seu traje de acordo com o local e a situação. Numa reunião muito familiar usar looks mais comportados, se for na praia usar bermudas claras que não atrapalhem o movimento podendo jogar a transparência para uma blusa. As correspondências são muito latentes no imaginário das pessoas. O branco remete a espiritualidade, o dourado e o amarelo para dinheiro e prosperidade, se evitando o preto na hora virada, é costume em países como EUA e Itália devido ao inverno.
Dicas de maquiagem e moda afro brasileira com novos elementos
A maquiadora Stella Nunes, 27 anos, costuma adotar o look despojado por normalmente celebrar o Réveillon no Litoral do Rio de Janeiro. Vestido soltinho, sandália baixa ou plataforma a luz do sol, é claro, usando bastante protetor solar. Este ano a chegada de 2019 será mais caseira e intimista. “Usarei um vestido azul caneta da nova coleção 2019 da Glam by e uma sandália flatform com salto de corda que é super tendência para a estação”, revela a Carioca Stella. Roupa confortável para todas as ocasiões, inclusive o Réveillon, momento de dançar, brincar e ficar à vontade. Maquiagem leve, cabelo natural, sem deixar de se sentir linda e poderosa.
Stella nos deu algumas dicas de maquiagem que recomenda e vai usar para a festa, revelou que os materiais “naturais” estão na moda. “Bochechas levemente coradas, como se tivesse pegado um pouco de sol, máscara para cílios, um gloss incolor e um pouco de iluminador. Sugestão de um “make de bonita”, natural e poderosa.
Da Baixada Fluminense brota um conceito de moda que mistura a nostalgia do vintage com pitadas do moderno e contemporâneo, de visão cosmopolita. O Império Editorial, criado pelo fotografo Victor Viera traz um look na cor vermelha, acima citado pela consultora de estilo Dany Padilla como o frisson deste final de ano. A modelo Fabiana Pimenta, atendente e modelo independente - 21 anos é que dá luz ao modelito. “Uma das maiores experiências que vivi em 2018 foi ser vista de um outro olhar, através da fotografia de moda ... me vestir para uma marca ou grife e sentir que represento a mesma” externa a modelo que passará o Réveillon com amigos na praia.
A ideia dos ensaios implementados pela Império é dar visibilidade e espaço a cultura Afro brasileira, trazendo inclusão por meio da fotografia de moda. Em uma outra composição as telas apresentam o casal de modelos Robson Santos - 26 anos e Fabiana Pimenta em regatas brancas leves e soltas, num close romântico. A noite do Réveillon também ativa a química do amor, do afeto e do carinho. “O editorial império deseja criado exteriorizar que somos maiores que um padrão imposto e não iremos mais nos sujeitar a esta oposição” enfatiza Victor Viera. A pegada do império Editorial será em 2019 fugir da mesmice e valorizar a cultura afro brasileira pela ótica da moda.
Cada um na sua vibe liberando boas energias com estilos multiformes, mostrando as nuances para o ano de 2019 com alegria e celebração. “Farei um 2019 frutífero profissionalmente colhendo os frutos bons que semeei em 2018. Deixar para trás velhos hábitos e seguir em frente “, enumera Stella Nunes.
Seja qual for a sua sintonia com a moda, sua frequência frente a um espelho ou escolhendo um modelo em uma loja o que vale é viver a emoção com seus amigos e familiares. No morro, no asfalto, na praia, no clube ou no campo, o bom negócio é vestir-se de esperança da cabeça aos pés, juntos nessa energia da vinda de mais 365 dias. Venha 2019! Feliz Ano Novo!