O governador eleito Wilson Witzel toma posse na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesse 1º de janeiro, às 8h30min, junto com o vice-governador eleito Cláudio Castro, em cerimônia reduzida. Witzel cancelou a agenda original por conta de sua viagem à Brasília onde acompanhará a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro, no mesmo dia. A transmissão do cargo ocorre no dia seguinte, às 14 horas, no Palácio Guanabara.
A cerimônia de posse de Witzel terá a duração de uma hora. Apenas convidados e familiares dos secretários estarão presentes, além dos deputados. O presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), abrirá a cerimônia. Em seguida, chama o governador eleito e o vice para tomarem posse na Mesa Diretora.
O evento terá também a apresentação da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, que tocará o Hino Nacional.
Wilson Witzel e Cláudio Castro assinam o termo de posse. Em seguida, o governador, já empossado, faz um breve discurso. A cerimônia é encerrada e logo após Witzel segue para Brasília. Na Alerj, será servido apenas cafezinho e água gelada.
Na quarta-feira (2), Wilson Witzel participa da cerimônia de transmissão do cargo e dá posse ao secretariado. O evento será restrito para convidados e parentes do secretariado. Logo em seguida, o governador realiza sua primeira reunião de trabalho.