João Bosco é celebrado dentro e fora do Brasil como uma dos compositores e cantores mais notórios da música brasileira; Conquistou o mundo nos idos da década de 1970 ao firmar parceria com Aldir Blanc, com quem compôs centenas de canções, incluindo "O Bêbado e a Equilibrista", "Falso Brilhante", "Bala com Bala" e "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá", que se tornaram clássicos da MPB na voz de eterna de Elis Regina. Agora, toda a preciosidade musical de João Bosco volta ao palco do Teatro Rival Petrobras (Cinelândia) nos dias 11 e 12 de janeiro, sexta e sábado, às 19h30, com o show "Mano que Zuera" cantando sucessos da carreira acompanhado dos músicos Guto Wirtti (baixo), Ricardo Silveira (guitarra) e Kiko Freitas (bateria).
O novo álbum de João Bosco, "Mano Que Zuera", lançado nas plataformas físicas e digitais (via MPB Discos/Som Livre), oito anos depois de "Não Vou Pro Céu, Mas Já Vivo no Chão", último CD de inéditas do compositor e violonista mineiro. Em 2012, Bosco havia lançado o projeto "João Bosco - 40 Anos Depois", reunindo sucessos de seu repertório e convidados como Chico Buarque, Milton Nascimento e João Donato. Aliás, "Mano Que Zuera" recebeu o Prêmio à Excelência da Obra, parte importante das celebrações do Grammy Latino 2017.
Para João Bosco, na verdade, o ineditismo de uma canção está ligado às muitas possibilidades que ela tem de se reinventar. "Eu tenho um ponto de vista um pouco diferente das pessoas que acham que música inédita é uma música que ainda não foi gravada. Acho que música inédita e? aquela que um músico, um intérprete, um arranjador, transforma em outra coisa. A canção nunca se esgota da primeira vez. Há sempre a possibilidade de você procurar novos limites e eu sempre fiz isso nos meus discos", pontua Bosco.
"Depois do projeto de 2012, agora vem o disco inédito, 'Mano Que Zuera', mas não estou há oito anos sem compor. Sou um autor que vem trabalhando o ineditismo, mas que também busca outras possibilidades, outras cores que as canções podem dar. São canções vigorosas de grandes autores brasileiros que considero fonte limpa onde você bebe, sacia a sua sede, e que nunca seca", finaliza.
E reinventar é a marca das canções de João Bosco. A cada ano suas músicas ganham versões e vozes diferentes. Elas são imortais. Desde 1967 quando ele conheceu Vinicius de Moraes, que se tronou seu primeiro parceiro, nasceram "Rosa dos Ventos", "Samba do Pouso" e "O Mergulhador", entre outras canções. Depois, na década de 1970, surgiu a parceria com Aldir Blanc e novos sucessos vieram à tona como "O Mestre Sala dos Mares", "O Bêbado e A Equilibrista", "Bala com Bala", "Kid Cavaquinho", "Caça à Raposa", "Falso Brilhante", "O Rancho da Goiabada", "De Frente Pro Crime", "Fantasia", "Bodas de prata", "Latin Lover", "O Ronco da Cuíca", "Corsário", são algumas delas. Em 1972 conheceu Elis Regina, que gravou uma parceria sua com Aldir Blanc: "Bala com Bala". A carreira deslanchou quando da interpretação da cantora para o bolero "Dois Pra Lá, Dois Pra Cá".
Nos últimos meses João Bosco deu tom a uma nova safra que começou a ser conhecida com o lançamento do single "Onde Estiver", parceria com Francisco Bosco inspirada no estilo Bob Dylan de contar histórias, do qual ambos são admiradores. Com Francisco, João assina outras quatro inéditas, incluindo a faixa título, "Fim", "Nenhum Futuro" e "Quantos Rios". Três canções conhecidas ganharam novas versões, uma delas "Sinhá", composta com Chico Buarque, gravada no álbum anterior do parceiro de João. Aqui ela aparece em novo arranjo, para o qual Bosco recrutou o violão sete cordas de Marcello Gonçalves, o bandolim de Luis Barcelos e o violão de Ricardo Silveira. João do Pulo, parceria com Aldir Blanc gravada originalmente há 30 anos no álbum "Cabeça de Nego", e uma versão instrumental para Clube da Esquina n02 (Milton Nascimento, Lô e Marcio Borges) surgem interligadas, em uma só faixa do álbum. Em gravação de voz e violão, João incluiu no novo álbum a obra-prima Coisa n02, do arranjador, compositor e maestro Moacir Santos.
A parceria Bosco/ Blanc esta? de volta no samba "Duro na Queda", clássica representante da nobre linhagem da dupla. "Pé de Vento" inaugura colaboração com o compositor Roque Ferreira, que teve Maria Bethânia como madrinha. Foi a cantora quem aproximou João de Roque quando lhe pediu um arranjo para uma canção do baiano. "Sem saber que foi Bethânia quem nos aproximou, Roque termina o samba citando Oyá. Como a gente sabe, ela é a menina dos olhos de Oyá", ressalta.
Arnaldo Antunes, com quem João já queria compor há tempos, é o parceiro em "Ultra Leve", canção solar que propõe um sobrevoo para além dos cartões postais do Rio de Janeiro. A gravação conta com os vocais de Julia Bosco, em um dueto que ganhou um videoclipe.