TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Ritos de passagem para a noite do Réveillon

O que aflora na cultura religiosa dos brasileiros na espera de um ano Novo

Por Nilber Ferreira em 31/12/2018 às 20:56:16

O sucesso de um Ano Novo começa nos preparativos na despedida do ano que termina é uma máxima que ronda a imaginação dos brasileiros, pelo menos, a maioria. A receita deste bolo e seus ingredientes é franca e livre, está ligada ou não aos rituais de passagem que as pessoas fazem neste espaço. Nas últimas voltas do relógio de 2018 ou após: Sete ondas, prato de lentilhas, pé direito, oferendas, rezas, preces, orações e algumas outras tradições no ano novo.

As religiões possuem suas simbologias, talismãs, utilizados em seus rituais e conforme a cultura daquela comunidade se faz de uma maneira ou de outra. Lançar Lentilhas cruas para o alto por toda a casa e nas pessoas que nela estiverem durante o evento da chegada do novo ano é um dos ritos realizados por Débora Nery, 46 anos, camareira e trancista adepta das tradições ciganas de Tsara (Tenda) para o povo cigano significa casa.

Mesas frondosas com bandejas de frutas na ceia do Ano Novo, comer lentilhas ou uvas verdes na virada do ano também fazem parte. "Para os ciganos as frutas são essenciais na mesa, são usadas em todas as ocasiões, principalmente em festas alegres e cheias de músicas. Além de empregá-las em chás, banhos e poções mágicas", explica Débora. Ela nos diz que essas recomendações irão trazer para a pessoa e para o lar saúde, fartura, não faltarão dinheiro e nem comida. Débora receberá 2019 com a família na praia do Flamengo assistindo a tradicional queima de fogos.

Limpeza espiritual e corpórea é um dos principais ritos praticados por, Dayane Monteiro 22 anos, Terapeuta holística. Dependendo do que a pessoa deseja o banho pode modalidade "Combo" de ervas. Alecrim, louro e moedas douradas para prosperidade, se for Paz e harmonia rosa e sete cravos da índia, existe inúmeras combinações, explica Dayanne. "Fazer uma faxina em casa é bem-vinda, estamos falando de limpar mesmo o ambiente, varrer a sujeira. No campo energético banhar o ambiente com amônia nas paredes e um pano no chão ajudará exterminar energias negativas", destaca.

"Não fará nenhum sentido a cor da sua roupa se você não estiver vestindo o seu coração! De coragem para os novos desafios, de alegria e amor para bons relacionamentos, autoconfiança para sorte e prosperidade!", ressalta Dayane. Dayane tem uma empresa " Ser Estar Terapias", projeto que vem tocando há quase um ano, completados em março de 2019.

A Filosofia Religiosa oriental Seicho-no-ie existe desde 1930 e hoje está espalhada e todo mundo. No dia 30 de dezembro se realizou a cerimônia da "Grande Purificação da mente" em associações pelo Brasil, locais onde se reúnem para as suas celebrações.

Uma representação em papel chamada "Forma Humana da Purificação", e usada é passada pelo corpo da pessoa para que suas vibrações espirituais nela se impregnem, mentalizando a eliminação do acumulado de problemas e impurezas absorvidos durante o ano que passou. A representação do corpo é devolvida para serem queimadas e em paralelo é realizado a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, uma leitura do livro iluminado que segundo a filosofia purifica e ilumina o corpo e alma em perfeita união com Deus.

A assessora de imprensa Liz Fraga, 41 anos é membro desta Filosofia desde 2006.

"Entendemos que o homem é filho de Deus perfeito, pois ele criou tudo perfeito. Maldade, morte e violência não foram criadas por Ele. Mudar a forma de pensar, da projeção na mente do homem restaurará o seu equilíbrio com o criador", argumenta a adepta do Seicho-no-ie.

 O jogador de futebol Léo Lima se reúne com sua família orar com sua família antes da ceia do ano novo. "Oro com minha família para agradecer o quanto Deus é fiel em nossas vidas! O nosso propósito, além de agradecer, é pedir felicidade e saúde''. O atleta é cristão, congrega em uma igreja evangélica está passando o Reveillon no Rio de Janeiro, após as festas se transfere para Goiás. Lima fechou contrato com a Anapolina de Goiás.

Léo Lima é cria das divisões de base do Madureira. Já defendeu o Vasco do Gama, jogou pela Seleção Brasileira Sub-17, onde foi campeão do Mundial da Categoria. Em 2004, Léo foi para a Europa, onde jogou no CSKA Sofia, Marítimo e Porto. Retornou ao Brasil em meados de 2005, veio para o Santos e, depois, Grêmio. Em 2007 foi para o Flamengo Em 2010 foi jogar com o Al-Nasr e após seis anos lá retornou ao Goiás. Em 2018 fez parte do time do Madureira e reforça a Anapolina no Campeonato Goiano em 2019. Léo Lima pretende ainda jogar por mais dois anos para depois, quem sabe, ser técnico de futebol, e para isso treina forte visando manter bom desempenho.

Existem no meio futebolístico inúmeros atletas que professam a Fé cristã. Na recente Copa do Mundo realizada Rússia estiverem presentes: Radamel Falcão, atacante da Colômbia, Cavani, atacante do Uruguai, destaque no PSG na última temporada que agora tem também o brasileiro Neymar. Yerry Mina, zagueiro da Colômbia, o defensor colombiano é evangélico e sempre deixou isso claro dentro e fora de campo.

A psicóloga Carla Ribeiro, 45 anos, especializada em Psicologia clínica, hospitalar e sexologia aplicada atende na Zona Oeste explicou a importância do apego a determinado costume ou rito, principalmente na ocasião da virada do ano.

"O elemento Fé muito pessoal em cada indivíduo, a Fé traz transformações em nossa mente e corpo, associa-se ao pensamento positivo. Acarreta motivação e vigor ao viver diário. Seja para quem tem uma religião específica ou tem religiosidade, sem necessariamente estar ligados a uma igreja ou grupo. Estar ligado em Deus, no divino, sagrado, já é o suficiente para elas. " Conta Carla Ribeiro.

A profissional classifica que todos os ritos e costumes podem ser bem positivos não se dando total responsabilidade aos procedimentos, do contrário fugiremos do nosso dever individual.

O ano novo dependerá de que forma vai encarar os desafios, podemos segundo nossas crenças ter ajuda de: Santos, orixás, Deus, mas nosso papel é perceber a necessidade da retrospectiva interior dos nossos feitos durante o ano. "Passou, não fez, faça de novo com o pé no chão, começo do simples e vá subindo degraus na vida" complementa.

As formas como iremos busca sorte, amor, Paz, prosperidade irão mudar de um para outro, e de como enxergamos uma divindade, um ser superior ou energia da natureza podem ser múltiplos, mas que deve estar presente é pleno respeito as diferenças e o repudio a intolerância. Zeus, Oxalá ou Jesus que tenhamos um ano novo bom para todo mundo por que a Fé não costuma falhar.

 

 

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.