TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Artesã promove décima quarta decoração de Natal em Nova Iguaçu

Evento vai ter lanches, Papai Noel, Minnie, Mickey e Homem Aranha

Por Portal Eu, Rio! em 09/12/2022 às 08:00:00

No evento haverá a apresentação de duas orquestras, peça de teatro, coral e lanche para a garotada. Foto: Divulgação

A abertura da décima quarta edição da decoração natalina da rua Waldete Charmom do Carmo Lima, bairro Monte Líbano, em Nova Iguaçu, promovida pela advogada e artesã, Bernardete Goulart, defensora da natureza e apaixonada pelo Natal, está marcada para esta sexta-feira (9), às 18h. Isso significa que moradores da Baixada Fluminense já têm programa certo para a data. No evento haverá a apresentação de duas orquestras, peça de teatro, coral e lanche para a garotada. A presença de Papai Noel está garantida. Como aconteceu em 2021, este ano também vai nevar na Baixada Fluminense.

A artesã Bernardete disse que a novidade é a escultura de Papai Noel vestida com as cores do Brasil, porque este ano, a copa do mundo está sendo realizada em dezembro, diferentemente das edições anteriores organizadas no meio do ano. "Esse ano de copa do mundo, resolvi fazer um Papai Noel torcedor do Brasil, além e outras peças Natalinas que compõem o cenário (árvore de Natal, boneco de neve, presépio, trenzinho, frozen)", comenta. A neve que fez tanto sucesso no Natal passado, vai acontecer também em 2022. A artesã explica como vai nevar em Nova Iguaçu em pleno mês de dezembro. "A neve será produzida por uma máquina com produto específico que libera flocos imitando a neve", revela.

Segundo Bernardete, a garotada ainda vai contar com lanches. "Além disso, a nossa abertura natalina mostrará a apresentação de duas orquestras de crianças - com violinos e com flauta doce -, coral e peça de Natal com participação das crianças da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Teremos lanches e personagens vivos como, por exemplo, Papai Noel, Minnie, Mickey e Homem Aranha", conta. De acordo com Bernardete, o que a move todos os anos a produzir a decoração de Natal é o espírito de solidariedade e do amor ao próximo. "Observar o sorriso das crianças, a felicidade das pessoas carentes que, muitas vezes, não têm condições de pagar para tirar uma foto com Papai Noel, proporciona uma sensação de felicidade e de amor", define, emocionada, a artesã.

O trabalho de produção da decoração de Natal começa no mês de março para em novembro começar a colocar as 13 peças produzidas com garrafas pets, pneus, tubos pvc, caixotes de feira e baldes de plástico. De acordo com Bernardete, tudo teve início há 14 anos, quando criou somente um boneco e uma árvore sustentáveis. Como o interesse foi grande, ela se sentiu motivada para no ano seguinte aumentar o número de personagens expostos.

"É prazeroso observar as pessoas tirando fotos, admirando meu trabalho. Posso dizer que me sinto motivada a produzir mais peças e, claro, contribuir para a preservação do meio ambiente e resgatar o espírito natalino", destaca a artesã. Empenhada em tornar o mundo melhor, Bernadete Goulart faz uma espécie de poupança para a manutenção das esculturas como, por exemplo, pinturas, acabamentos e iluminação. Com a iniciativa da artesã, o ambiente é poupado de receber em média 3 mil garrafas pet. Toda dedicação à natureza e ao Natal já resultou em vitórias ao participar de concursos de decoração natalina. "Eu venci em primeiro lugar, em 2010, e o segundo lugar, em 2011, os concursos de decoração de natal mais bonita, promovidos pela prefeitura de Nova Iguaçu", lembra.

Todo ano a artesã produz a decoração com muito carinho e sempre criando algo novo. "Apesar do cansaço, esse trabalho se torna prazeroso. Quando eu vejo o sorriso e uma criança e o reconhecimento do meu trabalho, me sinto muito feliz de alcançar o meu objetivo, que é resgatar o espírito Natalino onde podemos comemorar o nascimento do menino Jesus", finaliza.



POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.