Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Formatura na GM

Ronda Maria da Penha forma novos integrantes que atuarão na proteção de mulheres

Somente em 2022, foram 10.500 atendimentos, 32 prisões em flagrante por descumprimento de medida protetivas e outras violências contra a mulher.


Cinquenta e quatro guardas municipais concluíram o curso e se formaram para atuarem na Ronda Maria da Penha. Foto: Divulgação

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) realizou nesta segunda-feira (12/12) a formatura de 54 guardas municipais que concluíram o curso de Capacitação, Gestão, Aperfeiçoamento e Sensibilização Multidisciplinar para atuação na Ronda Maria da Penha. Além dos integrantes da GM-Rio, a capacitação contou com a participação de uma guarda municipal da cidade de São Francisco do Itabapoana, localizada na Costa Doce do estado do Rio de Janeiro.

A solenidade de formatura foi realizada no auditório da Academia de Ensino da GM-Rio, em São Cristóvão, contando com a presença do comandante da instituição, inspetor geral José Ricardo Soares; da coordenadora da Ronda Maria da Penha, a líder operacional Glória Maria Bastos; além de gestores da GM-Rio e de outros órgãos de governo que participam da rede de proteção à mulher.

Ainda entre os presentes estavam representantes da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, além da juíza Katerine Jatahy, que representou a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM). Ela elogiou a atuação da Guarda Municipal e destacou o papel importante da Ronda Maria da Penha no combate a violência contra a mulher. A cerimônia contou com a participação especial do coral Tia Doca.

A capacitação foi realizada pela Academia de Ensino da GM-Rio em parceria com a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (COEM). Ao longo da qualificação, os alunos receberam aulas sobre POP Maria da Penha, Imobilização Tática Operacional; Segurança Física das Instalações; Operação de Instrumento de menor Potencial Ofensivo; Diretrizes Legais e Ações Afirmativas para a Ronda Maria da Penha, além de palestras sobre temas que envolvem a violência contra a mulher. A turma contou com guardas que já participavam da Ronda Maria da Penha e passaram por uma capacitação voltada para gestão e novos integrantes.

Criada em 2021, a Ronda Maria da Penha conta com 62 integrantes e, somente em 2022, foram 10.500 atendimentos, 32 prisões em flagrante por descumprimento de medida protetivas e outras violências contra a mulher.


Guarda Municipal violência mulher Rio de Janeiro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!