Acabou a Copa do Catar. A Argentina foi tricampeã mundial e o Brasil amargou o sétimo lugar no torneio. Messi foi eleito o craque, Mbappé foi o artilheiro e não foi a vez de Neymar. Mas o futebol é dinâmico, sem tempo para lamentar. O Brasil inicia 2023 buscando novos talentos que fazem a torcida voltar a sonhar.
Vem aí a Copa São Paulo de Juniores, a Copinha, maior competição de base do país, com 128 equipes na disputa, divididas em 32 grupos na primeira fase. São quatro times por grupo e os dois melhores de cada chave avançam à fase mata-mata. O torneio começa dia 2 e termina dia 25 de janeiro de 2023. O Rio de Janeiro terá sete representantes na competição.
O Flamengo estreia segunda-feira (02), às 21h45, enfrentando o Floresta (CE). Ao todo, o rubro-negro inscreveu 30 atletas. Os Garotos do Ninho já venceram quatro vezes a Copinha e vão em busca do pentacampeonato.
Na terça-feira (03), o Botafogo inicia a jornada, às 11h, no confronto com o Pinheirense (PA). As joias da base alvinegra ainda não foram campeões e tentam levantar pela primeira vez a taça.
Às 13h, tem Sport (PE) encarando o Volta Redonda. Entre os jovens do Voltaço, três atletas já atuaram no profissional.
Às 17h15, o Fluminense fecha a participação dos Cariocas no segundo dia de competição enfrentando o Porto Vitória (ES). A base tricolor é a segunda maior vencedora da Copa São Paulo, atrás somente do Corinthians. Os Moleques de Xerém já conquistaram títulos em 1971, 1973, 1977, 1986 e 1989.
Na quarta-feira (04), mais três clubes do Rio entram na disputa. Às 15h15 tem Vila Nova x Nova Iguaçu e Ceará x Madureira. Em 2022, os Laranjinhas fizeram bonito e avançaram para a segunda fase, sendo eliminados nos pênaltis. Já os Crias do MEC já se apresentaram para preparação em Conselheiro Galvão.
Às 19h, o Vasco fecha a primeira rodada de participação dos Cariocas encarando o Capital (TO). Os Meninos da Colina conquistaram a Copinha apenas uma vez, em 1992. Mas acabam de ser campeões no torneio preparatório, em Xerém, vencendo os donos da casa na final por 3 a 0.
Veja os grupos e adversários dos times do Rio na Copinha: