Marcelo Crivella lança Portal da Transparência do Sisreg
Prefeito do Rio diz que sistema possibilita o acompanhamento da fila pelo paciente, com atualização semanal
Em meio à crise que atinge a saúde no Rio de Janeiro, o prefeito Marcelo Crivella lança o portal Transparência do Sisreg Ambulatorial, em cerimônia no Palácio da Cidade, na manhã desta quinta-feira. O objetivo é possibilitar a verificação do andamento da consulta pela web. Trata-se de um portal de atualização semanal, com dados do sistema do DataSUS, do Ministério da Saúde.
Segundo Crivella, todos os pacientes que estão na fila para consulta e exames podem entrar no sistema para conhecer a própria colocação na fila:
"Claro que os que são de emergência vão estar na frente. Mais importante é a questão da vida. São cerca de 300 mil pessoas. Nosso secretário estima que são 200 mil consultas e 100 mil exames", disse o prefeito do Rio.
O sistema inaugurado ainda não permite aos pacientes que estão na fila das cirurgias terem informações do andamento do processo. Crivella promete mudar isso em dois meses:
"No prazo de 60 dias, aqueles que forem recomendados ou terem cirurgias a serem feitas vão ter uma lista. Poderão consultar o hospital em que vão fazer, o dia que será feita e ter toda previsão para esse caso", explicou.
Calamidade pública
Em outubro, a Defensoria Pública entrou na questão da saúde no Rio de Janeiro. O defensor Público Daniel Macedo chegou a recomendar que o prefeito do Rio declare estado de calamidade pública na Saúde carioca. Macedo recomendou ainda a instalação de um gabinete de crise para apresentar soluções à população. O acesso à plataforma se dá pelo endereço http://smsrio.org/transparencia.