No último dia 02, o fotografo paisagístico Nick Grobler presenciou um encontro ímpar. Enquanto mergulhava na Baía Oriental, no litoral da Nova Zelândia, teve a companhia de uma baleia orca. O neozelandês da capital Wellington, gravou e publicou um vídeo de 40 segundos e fotos do evento. O Portal Eu Rio! conversou com Nick.
Após um momento de contemplação do pôr-do-sol sob o espelho d"água na baia de Wellington, Nick percebeu o visitante chegar:
"Voltando da água tive um grande susto quando a baleia chegou até mim. Peguei minha câmera e capturei o momento. Percebi que tudo estava tranquilo e relaxado, que não ofereceria perigo. O animal estava apenas curioso", declarou.
Fotografar paisagens ao redor do mundo é o que faz profissionalmente Nick Grobler e também como hobby. Atualmente se concentra na captura de imagens da vida marinha como peixes grandes, focas, arraias e lagostas. Deparar-se com essa espécie de baleia foi para Nick de longe a filmagem mais impressionante que produziu.
"A criatura passou por mim algumas vezes, diminuindo a velocidade e virando-se para olhar para mim, captando os olhos com uma criatura tão gigantesca, onde percebe que você é uma experiência surreal que jamais esquecerei", revela. A impressão de Grobler era de que o magnifico animal pedia uma tapinha, desejava levá-lo a um passeio, amplamente divertida, uma total interação com o "peixão".
"Esta orca veio até mim quase pedindo uma tapinha, parecia bastante divertida e estava mais curiosa do que qualquer outra coisa. Chegou a uma curta distância e eu pude ver todas as suas feridas de batalha", falou Nick em referências aos arranhões em seu corpo
.
Segundo a publicação local da Nova Zelândia, o Nzherald.co.nz, há relatos dos moradores da região de Wellington Harbor, que avistaram grupo de orcas fazendo um show nas margens da capital ao longo da Baía Oriental.
O mergulhador Vinicius Rigon durante um mergulho nos disse que presenciou um tubarão-baleia e pegou carona no grande peixe. Este tipo de tubarão alcança em média de 5,5 a 10 metros de comprimento, O maior indivíduo registrado tinha um comprimento de 12,65 m e um peso de cerca de 21,5 toneladas. Acidentes com humanos foram registrados somente em cativeiro, como por exemplo com a orca chamada Tilikum, capturada ainda filhote e "domesticada" pelo complexo de entretenimento aquático Sea World que protagonizou incidentes de ataques a treinadores.
As orcas têm sido vistas com mais frequência em nossas águas, desde 1993. Números registram ocorrências de orcas no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo até a Paraíba. Segundo pesquisadores, as orcas viajam até o litoral brasileiro para fugir do inverno, que pode variar entre os meses de fevereiro e outubro.
Informações
Você pode ver mais da vida selvagem e da fotografia ao ar livre de Nick Grobler e filmes em seu canal no Instagram e no YouTube. Veja um vídeo abaixo.