O Flamengo chegou a um acordo com o Olympique de Marselha (FRA) pela transferência de Gerson. O Rubro-negro adquiriu os 80% dos direitos econômicos do atleta, que pertenciam ao clube francês. Com isso, o clube passará a ter 100% dos direitos do meio-campista, pois manteve os 20% quando o vendeu.
O time carioca trabalha para que o jogador, de 25 anos, deixe a França nas próximas horas para retornar ao Rio de Janeiro. Gerson chegou ao Olympique a pedido do técnico Jorge Sampaoli. Porém, acabou perdendo espaço quando o argentino saiu para a chegada de Igor Tudor. Desde então, só atuou em 13 partidas.
Muito identificado com o clube carioca, Gerson foi um dos titulares da equipe em 2019. No mesmo ano, conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores, além de conquistar a Supercopa do Brasil, Recopa Sulamericana e Campeonato Carioca, em 2020. Ele foi um dos principais nomes do elenco no Brasileirão de 2020/21. Gerson jogou 102 partidas pelo Flamengo, fez seis gols e deu 11 assistências. Hoje vale 18 milhões de euros (R$ 102 milhões), segundo o site Transfermarkt.