O Museu Ciência e Vida, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, preparou uma programação especial de férias, com diversas oficinas gratuitas para o público infantil, além de visitação ao Planetário. As atividades serão realizadas no período de 10 a 27 de janeiro, sempre em duas sessões (14h e 15h30), e com limite máximo de 30 participantes. A distribuição das senhas ocorre 30 minutos antes de cada atividade.
- O Museu Ciência e Vida é um importante espaço de cultura, ciência e tecnologia e compreende um papel educacional de extrema proteção na Baixada Fluminense. A programação foi preparada com muita dedicação e carinho pela equipe, que pensou em atividades para diferentes idades. Deixei o meu convite para os pais e responsáveis ??aproveitarem o período das férias e levarem seus filhos ao museu – afirmou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho.
Tradição do Museu Ciência e Vida, a programação de férias é mais uma ação da retomada das atividades presenciais, após ficar fechado pela cauda da pandemia da Covid-19. Durante esse período, o local passou por melhorias, como a aquisição de um novo projetor para o Planetário e realização de um processo seletivo que formou uma equipe nova de planetários e de mediadores para as exposições.
O espaço está localizado na Rua Aílton da Costa, s/nº, Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias, e é administrado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Veja a programação completa:
10 de janeiro
. Contação de história “Os Sóis de Sankofa” : crianças, a partir dos 4 anos, vão aprender que, percebendo o movimento do céu e as palavras dos mais velhos, é preciso olhar para trás e continuar ouvindo e preservando os conhecimentos de sua comunidade. É apresentado dentro do Planetário do Museu Ciência e Vida.
12 de janeiro
. Pega Peixe Lunar: nesta atividade, seguida para a faixa etária de 8 a 12 anos, as crianças aprendem sobre a relação entre a pesca e as influências das fases da Lua, as marés, as cadeias e teias alimentares e a preservação da natureza, por meio das tradições do povo caiçara.
17 a 27 de janeiro
. Sessões de cúpula do planetário: uma planetária mostra como observar objetos do céu noturno, identificar constelações e planetas e quais as histórias da mitologia por trás deles. A atividade é voltada para crianças a partir de 5 anos. A lotação do Planetário é de 65 lugares.
Programação de oficinas (para crianças a partir dos 6 anos)
17 de janeiro
. Construindo seu cartão luminoso (led card): o público vai descobrir como são feitos os circuitos criando um cartão luminoso com led e papel alumínio.
18 de janeiro
. Batalha Naval Geográfica: b rincando, as crianças vão descobrir um pouco mais sobre as coordenadas neste clássico jogo que atravessa gerações.
19 de janeiro
. Exsicata, é o bicho!: que tal montar seu quadro botânico com os bichos da Mata Atlântica? Essa é a proposta para o público, que vai juntar plantas e animais para formar uma obra de arte.
20 de janeiro
. Fanzine - Descobrindo o corpo humano: Você já se perguntou por qual motivo temos borboletas? Sabia que os pulmões têm tamanhos diferentes e que os olhos enxergam o mundo de cabeça para baixo? Vamos descobrir mais fatos interessantes sobre nosso corpo e montar um fanzine!
24 de janeiro
. As aventuras de Tinha, a lagartinha comilona: venha embarcar na história de Tinha, a lagartinha comilona, ??e conheça um pouco mais sobre os alimentos.
25 de janeiro
. Brincando com as palavras e seus significados: como são construídos os significados das palavras? Por que é importante termos significados para cada palavra? Nesta oficina iremos pensar sobre a linguagem e a comunicação.
26 de janeiro
. Transformando imagens: uma imagem sobre outra e algo novo se forma! Os nossos olhos são capazes de nos enganar, e, nesta oficina, vamos entender como eles funcionam e de que maneira um jogo óptico se utiliza disso para transformar duas imagens em uma.
27 de janeiro
. Voando alto com a ciência: cafifa, papagaio ou pipa? Será que são as mesmas coisas? Venha descobrir essas e outras respostas e compreender a ciência por trás da pipa. E, claro, construa uma!
Fonte: Governo do Estado RJ