A partir de fevereiro, diversas câmaras municipais terão novos vereadores para um mandato tampão até o final de dezembro de 2020. Eles assumirão as cadeiras dos titulares que foram eleitos deputados estaduais e federais em outubro passado. Ao todo, são sete suplentes de vereadores do Rio de Janeiro, Niterói, Maricá e São João de Meriti.
Na Câmara Municipal do Rio, Major Elitusalem Freitas (PSC) assume a cadeira de Otoni de Paula, do mesmo partido, eleito deputado federal. Elitusalem obteve 4.497 votos em 2016. Átila Alexandre Nunes (MDB), que no ano passado chegou a comandar a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, vai assumir a vaga de Chiquinho Brazão (Avante), também eleito deputado federal. Atila teve 14.903 votos em 2016 pelo PMDB. Wellington Dias (Patriota) assumirá o lugar de Val Ceasa, da mesma legenda, eleito deputado estadual. Dias teve 9.288 em 2016 pelo antigo PEN. Ele até então estava na Casa como suplente de Paulo Messina (PRB), chefe da Casa Civil da Prefeitura do Rio.
Em Niterói, na Câmara Municipal, houve duas mudanças: no lugar de Carlos Jordy (PSL) e Talíria Petrone (PSOL), eleitos deputados federais, entram Casota (PSDB) e Renatinho (PSOL), respectivamente. O primeiro chegou a ocupar a cadeira do também tucano Bruno Lessa quando este se licenciou no segundo semestre do ano passado para disputar eleição a deputado estadual, não se elegendo. Casota teve 1.675 votos em 2016.
No lugar da Talíria, pelo número de votos, o primeiro suplente do PSOL era o pastor Henrique Vieira, que teve 3.457 votos em 2016. Porém, Vieira mudou o domicílio eleitoral para o Rio de Janeiro e agora também atua como ator de teatro. Ele comunicou ao partido que abriu mão da vaga em prol do segundo suplente da legenda, Gezivaldo de Freitas, mais conhecido na cidade como Renatinho. Vendedor ambulante e com uma barraca de panos de prato em Icaraí, teve 3.275 votos na última eleição municipal.
Com a eleição de Valdeci da Saúde (PHS) a deputado estadual, a cadeira dele na Câmara Municipal de São João de Meriti será ocupada pelo suplente Titinho (PHS), que teve 4.300 votos em 2016.
Na Câmara Municipal de Maricá, no lugar de Felippe Poubel (PSL), eleito deputado estadual, assumiu Alberto da Maricaense (DEM), que há dois anos recebeu 1.079 votos.