TOPO - PRINCIPAL DOE SANGUE - 1190X148

Exposição "Território Sonhado" da Baixada Fluminense no Parque Municipal de Gericinó

Artista Nilopolitana Catu Rizo organiza instalação onde serão expostas obras de quatro artistas da região

Por Portal Eu, Rio! em 12/01/2023 às 11:00:00

Parque Municipal de Gericinó, local do evento. Foto: Divulgação

A partir deste domingo (15), o Parque Natural Municipal de Gericinó receberá, pela primeira vez, uma exposição artística instalativa: o "Território Sonhado". A mostra propõe uma experiência sensorial contemplativa com obras de quatro artistas mulheres da Baixada Fluminense: Adrielle Vieira, Bella Tavares, Catu Rizo e Lidi Oliveira. O evento de abertura contará com uma programação efervescente que inclui homenagens a coletivos culturais da Baixada, roda de conversa com as artistas, performances musicais, carimbó, maracatu e sessão de cinema organizada pelo cineclube itinerante Xuxu Comxis.

A exposição celebra a estética baixadense de quintais, gambiarras criativas e fazeres comunitários. Ela foi idealizada para o Parque do Gericinó, que fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó/Mendanha, uma área verde em processo de reflorestamento que revela um passado e um futuro mais sustentável para as cidades fluminenses.

"Território Sonhado" terá um desdobramento transmídia na esfera virtual, com obras sonoras e escritas, que poderá ser acessado pela leitura de um QR Code. No domingo, 29 de janeiro, haverá o evento de encerramento da exposição, com o espetáculo Marginal Y-GÛAÇU, às 16h, além de uma roda de conversa sobre "Arte, Cidade e Tecnologias Sociais", com a professora e pesquisadora Ana Paula Alves Ribeiro; a cineasta e cineclubista Pamela Onhitram; e o poeta, cineclubista e cineasta Heraldo HB. a programação conta também com um pocket show do rapper carioca Maudu Carta.

A exposição é uma experiência inovadora na Baixada Fluminense unindo cultura, sustentabilidade e cotidiano. "Território Sonhado" convida o público para um reflorestamento da imaginação.

PROGRAMAÇÃO

ABERTURA: DOMINGO, 15 DE JANEIRO

10h: Homenagem a coletivos culturais da Baixada Fluminense

10h30 - 12h: Roda de conversa com as artistas expositoras: Adrielle Vieira, Bella Tavares, Catu Rizo e Lidi de Oliveira e visita guiada pelas obras com performance da artista Flaviane Damasceno.

12h30 - 13h: Pocket-show do músico Maurício Galo

15h30 - Carimbó: Flores da alegria

17h00 - Cineclube Xuxu Comxis com exibição de quatro produções baixadenses

18h - Toques para Odudua

ENCERRAMENTO: DOMINGO, 29 DE JANEIRO

15h: Espetáculo MARGINAL Y-GÛAÇU

16h às 17h30: Roda de conversa sobre os diálogos entre "Arte, Cidade e Tecnologias Sociais" que contará com a presença da professora Ana Paula Alves Ribeiro com a cineasta e cineclubista Pamela Onhitram e mediação da curadora e artista Catu Rizo (FEBF-UERJ)

17h30 - Pocket-Show do rapper Mau du Carta

POSIÇÃO 3 - DENGUE 1190X148POSIÇÃO 3 - DENGUE1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.