A partir deste domingo (15), o Parque Natural Municipal de Gericinó receberá, pela primeira vez, uma exposição artística instalativa: o "Território Sonhado". A mostra propõe uma experiência sensorial contemplativa com obras de quatro artistas mulheres da Baixada Fluminense: Adrielle Vieira, Bella Tavares, Catu Rizo e Lidi Oliveira. O evento de abertura contará com uma programação efervescente que inclui homenagens a coletivos culturais da Baixada, roda de conversa com as artistas, performances musicais, carimbó, maracatu e sessão de cinema organizada pelo cineclube itinerante Xuxu Comxis.
A exposição celebra a estética baixadense de quintais, gambiarras criativas e fazeres comunitários. Ela foi idealizada para o Parque do Gericinó, que fica dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Gericinó/Mendanha, uma área verde em processo de reflorestamento que revela um passado e um futuro mais sustentável para as cidades fluminenses.
"Território Sonhado" terá um desdobramento transmídia na esfera virtual, com obras sonoras e escritas, que poderá ser acessado pela leitura de um QR Code. No domingo, 29 de janeiro, haverá o evento de encerramento da exposição, com o espetáculo Marginal Y-GÛAÇU, às 16h, além de uma roda de conversa sobre "Arte, Cidade e Tecnologias Sociais", com a professora e pesquisadora Ana Paula Alves Ribeiro; a cineasta e cineclubista Pamela Onhitram; e o poeta, cineclubista e cineasta Heraldo HB. a programação conta também com um pocket show do rapper carioca Maudu Carta.
A exposição é uma experiência inovadora na Baixada Fluminense unindo cultura, sustentabilidade e cotidiano. "Território Sonhado" convida o público para um reflorestamento da imaginação.
PROGRAMAÇÃO
ABERTURA: DOMINGO, 15 DE JANEIRO
10h: Homenagem a coletivos culturais da Baixada Fluminense
10h30 - 12h: Roda de conversa com as artistas expositoras: Adrielle Vieira, Bella Tavares, Catu Rizo e Lidi de Oliveira e visita guiada pelas obras com performance da artista Flaviane Damasceno.
12h30 - 13h: Pocket-show do músico Maurício Galo
15h30 - Carimbó: Flores da alegria
17h00 - Cineclube Xuxu Comxis com exibição de quatro produções baixadenses
18h - Toques para Odudua
ENCERRAMENTO: DOMINGO, 29 DE JANEIRO
15h: Espetáculo MARGINAL Y-GÛAÇU
16h às 17h30: Roda de conversa sobre os diálogos entre "Arte, Cidade e Tecnologias Sociais" que contará com a presença da professora Ana Paula Alves Ribeiro com a cineasta e cineclubista Pamela Onhitram e mediação da curadora e artista Catu Rizo (FEBF-UERJ)
17h30 - Pocket-Show do rapper Mau du Carta