O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, assinou, nesta quarta-feira (9), contrato com a Caixa Econômica Federal para construção de 1.440 unidades habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida", na Mangueira, Zona Norte, e em Cosmos, Zona Oeste. Mais de cinco mil pessoas serão beneficiadas. A cerimônia aconteceu no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul do Rio.
A maior parte dos moradores ocupava a favela do Metrô, na Radial Oeste, parcialmente desalojada durante as obras de urbanização que acompanharam a reconstrução do Maracanã para a final da Copa do Mundo de 2014 e as solenidades de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
"Estamos fazendo mais do que o programa Minha Casa Minha Vida. Estamos fazendo o lar de meninos e meninas, de senhoras e senhores, que vão poder viver com dignidade", destacou Crivella, ao lado do superintendente da Caixa, Claudio Martins, do secretário municipal de Infraestrutura e Habitação, Sebastião Bruno, e de representantes das construtoras.
A estimativa é que os apartamentos sejam entregues em 2020. Os seis novos condomínios serão os seguintes: Residencial Dona Zica (300 unidades), Residencial Cartola (160) e Residencial Zicartola (240), na Mangueira, Zona Norte; Vivendas dos Canarinhos (200), Vivendas dos Bem-te-Vis (240) e Vivendas dos Sabiás (300), em Cosmos, Zona Oeste.