Na estreia do Campeonato Carioca, o Botafogo perdeu para o Audax pelo placar de 1 a 0, no Estádio Nilton Santos. Higor Leite foi o autor do único gol da partida, com um chute do meio-campo. Mesmo sendo o time B, a torcida não perdoou e vaiou a equipe no fim da partida.
Como era de imaginar, o Botafogo começou pressionando. Aos sete minutos, em uma cobrança direto para o gol, Leandro fez a defesa no canto direito para defender. O Audax respondeu aos 11'. Valderrama recebeu na ponta direita, dividiu a bola e sem querer tocou de calcanhar para Emerson Urso, que dominou no peito e chutou para fora.
Aos 14' Hugo apareceu pela esquerda, cruzou rasteiro para JP Galvão bater de primeira, e Leandro fez grande defesa. Mas aos 16 minutos, Lucas Mezenga errou o passe no meio-campo e Higor Leite arriscou na intermediária, fazendo um golaço para deixar o Audax na frente. Nos acréscimos, a Laranja Meritiense chegou a empatar, mas o impedimento foi marcado.
No contra-ataque, aos dois minutos, Emerson Urso saiu de cara para o gol, mas Igo Gabriel saiu muito bem para evitar o segundo. Aos nove, Leandro saiu mal do gol, Ryan cabeceou, mas Raphael Lopes salvou em cima da linha. Aos 39' Bardales, recebeu dentro da e acabou chutando por cima. No lance seguinte, Mezenga deu ótimo lançamento para Luis Phelipe, que dominou e mandou por cobertura para fora.
FICHA TÉCNICA
Botafogo 0x1 Audax
Gols: Higor Leite (16'/1T, 0-1)
Data: 15 de janeiro de 2023, às 16h (horário de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ)
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro (RJ) e Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ)
Quarto árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Cartões amarelos: Lucas Mezenga e Luis Phelipe (BOT); Leandro Naziozeno, Clisman, Jackson Caucaia e Diego)
Cartões vermelhos: não houve
Botafogo (Técnico: Lúcio Flávio)
Igo Gabriel; Ryan, Vermudt (Matheus Cabral), Lucas Mezenga e Hugo; JP Galvão (Caio Vitor) e Del Piage; Raí e Iago (Luis Phelipe) André; JP Bardales (Darius Lewis).
Audax (Técnico: Júnior Lopes)
Leandro, Lucas Mota, Rafael Castro, Thomás Kayck e Kaio; Keverton, Valderrama (Clisman), Gustavo Henrique (Jackson Caucaia) e Higor Leite (Diego); Emerson Urso e Raphael Lopes (Pablo Thomaz).