A Prefeitura do Rio entregou a reforma da Clínica da Família Heitor dos Prazeres, em Brás de Pina. A unidade recebeu benfeitorias para dar mais qualidade ao serviço prestado e oferecer mais conforto à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. Também foram entregues duas novas academias cariocas na Maré, instaladas nas clínicas da família Jeremias Moraes da Silva e Diniz Batista dos Santos, com capacidade para atender cerca de 250 novos usuários do programa, além de uma nova UPA, em Del Castilho, a 15ª unidade de pronto atendimento da rede municipal.
- Estamos recuperando todo o sistema de saúde, as clínicas da família estão sendo reformadas, assim como as UPAs e os hospitais. Este governo é um trabalho de muita reconstrução de tudo aquilo que foi destruído na gestão anterior - afirmou o prefeito Eduardo Paes.
A Clínica da Família Heitor dos Prazeres beneficia mais de 30 mil pessoas. A unidade passou por ampla reforma, que incluiu pintura, aquisição de mobiliário e equipamentos, novas instalações elétrica e hidráulica. O serviço foi feito sem suspender, em momento algum, o atendimento ao público.
- Estávamos muito necessitados dessa reforma, essa era uma área muito carente desse serviço e agora melhorou bastante. As instalações estão ótimas, a reforma ficou perfeita e estou sendo bem atendido. Vim aqui porque caí no trabalho e machuquei o joelho - disse o copeiro Antonio de Arruda, de 40 anos.
Em dois anos, em toda a cidade, já foram recuperadas 198 das 286 unidades municipais de saúde e, até o final da gestão, está prevista a reforma de mais 88 unidades. Uma nova clínica da família foi inaugurada nesse período, a Arthur Bispo do Rosário, na Taquara, na Zona Oeste.
- A saúde volta a crescer no compromisso do prefeito Eduardo Paes de reformar todas as unidades de saúde. Foram dois anos intensos de reconstrução e agora começamos a colher os resultados. A UPA de Del Castilho era uma demanda antiga da população e pudemos entregá-la para ser uma referência naquele local. E também é muito importante o avanço do programa Academia Carioca, já são mais de 300 mil alunos contemplados e isso faz muita diferença na vida das pessoas - disse o secretário de Saúde, Daniel Soranz.
Atividades da Academia Carioca são acompanhadas por profissionais de Educação Física
Na Maré, a inauguração das duas unidades da Academia Carioca vai ampliar a oferta de atendimento do programa que atua, desde 2009, em unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) com práticas de promoção ao bem-estar físico, mental e social.
- Estávamos precisando muito dessa academia e chegou numa hora legal porque tem muita gente idosa sem praticar atividades. Esse projeto vai ser maravilhoso para o pessoal, tem muita gente com problemas de articulação, de saúde - declarou a cabeleireira Eliane Freire da Silva, de 54 anos, que será usuária da Academia Carioca da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva.
A academia da Clínica da Família Diniz Batista dos Santos já tem 96 usuários inscritos e a da Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva - com capacidade para atender mais de 150 pessoas - está em processo de inscrição. O programa conta com atividades como ginástica, capoeira, dança, grupos de caminhada e recreação, sempre acompanhadas por profissionais de Educação Física.
UPA é inaugurada
A UPA Del Castilho fica na Rua Lago Verde, s/nº, no complexo da Policlínica Rodolpho Rocco, em instalações que foram totalmente revitalizadas para o funcionamento da nova unidade. Com capacidade para 4 mil atendimentos por mês, a UPA tem 198 profissionais e conta com uma infraestrutura de cinco consultórios médicos (três de clínica médica e dois de pediatria), um de odontologia e um de serviço social, 20 leitos, equipamentos de raio-x e tomografia.
- O programa Academia Carioca é suplementar ao de saúde básica da família, muito importante e que ajuda principalmente nas comunidades carentes. E a reforma da Clínica da Família Heitor dos Prazeres e a inauguração da UPA só reforçam que estamos conseguindo recuperar o sistema de saúde carioca, que foi destruído na gestão passada - afirmou o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz.
Na última quarta-feira (11), o prefeito Eduardo Paes e o secretário Daniel Soranz haviam reinaugurado o Centro Municipal de Saúde Rodolpho Rocco e o Centro de Atenção Psicossocial Torquato Neto, em Del Castilho. As unidades também passaram por reformas e ampliação para beneficiar os mais de 20 mil moradores do bairro. Ainda na Zona Norte, na quinta-feira (12), foi reinaugurada a UPA Engenho de Dentro, que passou pela maior intervenção estrutural desde a sua abertura, em 2010.
Fonte: Prefeitura do Rio