TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Operação Lesa Pátria busca prender golpistas no Rio e mais quatro estados

PF caça envolvidos no ataque ao Planalto, ao Supremo e ao Congresso. Dos oito mandados de prisão preventiva, cinco foram cumpridos

Por Portal Eu, Rio! em 20/01/2023 às 10:42:52

Operação Lesa Pátria envolve buscas em residências do Distrito Federal e mandados de prisão contra oito investigados por ataque às sedes dos poderes da República. Foto: Ascom/PF

A Polícia Federal deflagrou hoje, sexta-feira (20), a primeira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por grupo que promoveu violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Ao todo estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Um dos presos já identificados é Ramiro Caminhoneiro, candidato derrotado a deputado federal, pelo PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.

PF apreendeu material propondo paralisação ilegal dos caminhoneiros contra o Judiciário, o Congresso e o resultado das eleições presidenciais

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a primeira fase, deflagrada nesta sexta-feira 20, da operação da Polícia Federal para identificar, prender e coletar provas dos envolvidos aos ataques às sedes dos três poderes da República.

Uma lista de presos corre na imprensa, ainda sem confirmação oficial:

Ramiro José da Silva, o Ramiro Caminhoneiro, candidato derrotado a deputado pelo PL de Jair Bolsonaro e envolvido em bloqueios ilegais de estradas e em uma nova greve dos transportes de carga.

Jorge Senna, ex-assessor do Ministério dos Direitos Humanos, então a cargo de Damaris Alves, senadora eleita.

Randolfo Antonio Dias, que teria defendido em vídeos nas redes sociais a morte do presidente Lula e do ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE.

Soraia Bateotti, intéprete de Libras e investigada como financiadora dos atos golpistas, em poder de quem teriam sido apreendidos um laptop e dinheiro em espécie.

Soraia Bateotti, intérprete de Libras e presa na Operação Lesa Pátria, teve apreendidos mais de R$ 9,5mil em espécie, um laptop e um celular

Os alvos são investigados pelos seguintes crimes:

  • abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • golpe de Estado;
  • dano qualificado;
  • associação criminosa;
  • incitação ao crime;
  • destruição;
  • deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Veja quantos mandados são cumpridos por unidade da federação:

  • Distrito Federal: 5 de busca e apreensão e 2 prisões
  • Goiás: 1 busca e apreensão
  • São Paulo: 7 busca e apreensão e 3 prisões
  • Rio de Janeiro: 1 busca e apreensão e 1 prisão
  • Minas Gerais: 1 busca e apreensão e 1 prisão
  • Mato Grosso do Sul: 1 busca e apreensão e 1 prisão

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail [email protected], alerta a nota oficial divulgada pela Polícia Federal.

Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Polícia Federal e Radioagência Nacional

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.