A Polícia Federal deflagrou hoje, sexta-feira (20), a primeira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por grupo que promoveu violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo estão sendo cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Um dos presos já identificados é Ramiro Caminhoneiro, candidato derrotado a deputado federal, pelo PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a primeira fase, deflagrada nesta sexta-feira 20, da operação da Polícia Federal para identificar, prender e coletar provas dos envolvidos aos ataques às sedes dos três poderes da República.
Uma lista de presos corre na imprensa, ainda sem confirmação oficial:
Ramiro José da Silva, o Ramiro Caminhoneiro, candidato derrotado a deputado pelo PL de Jair Bolsonaro e envolvido em bloqueios ilegais de estradas e em uma nova greve dos transportes de carga.
Jorge Senna, ex-assessor do Ministério dos Direitos Humanos, então a cargo de Damaris Alves, senadora eleita.
Randolfo Antonio Dias, que teria defendido em vídeos nas redes sociais a morte do presidente Lula e do ministro Alexandre de Moraes, que preside o TSE.
Soraia Bateotti, intéprete de Libras e investigada como financiadora dos atos golpistas, em poder de quem teriam sido apreendidos um laptop e dinheiro em espécie.
Os alvos são investigados pelos seguintes crimes:
Veja quantos mandados são cumpridos por unidade da federação:
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail [email protected], alerta a nota oficial divulgada pela Polícia Federal.
Fonte: Polícia Federal e Radioagência Nacional