Em sua última pesquisa realizada junto aos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que quantificou os números de pessoas que realizaram no país procedimentos de cirurgia plástica, o Brasil pontuou mais de 1 milhão e 600 mil cirurgias realizadas entre estéticas e reparadoras/reconstrutivas (2018).
Com a pandemia da Covid-19, em 2020, todas as cirurgias eletivas foram suspensas, de norte a sul do país, paralisando esse mercado. Ele foi lentamente voltando à sua rotina em meados de 2021, com a liberação de leitos hospitalares e a liberdade de locomoção das pessoas. No que se refere à realização dos procedimentos estéticos que podem ser realizados nas clínicas de cirurgia plástica, sua procura cresce a cada ano e conquista novos pacientes.
Atualmente, o Brasil conta com 7.300 profissionais credenciados junto a SBCP. As cirurgias mais realizadas são os implantes mamários, lipoaspiração e face, nessa ordem. Destas, 20% das cirurgias são para homens e 80% para mulheres; 60% são estéticas e 40% reparadoras e reconstrutivas e 5% cirurgias realizadas em pacientes estrangeiros.