O Secretário de Estado de Infraestrutura e Cidades (SEIC) do Rio, Uruan Andrade, participou do Integra 2023, promovido pelo Instituto Coalizão Rio, a Associação de Negócios da Zona Oeste do Rio de Janeiro (Anzorj) e o Campo Olímpico de Golfe. Com o objetivo de discutir o desenvolvimento econômico sustentável e social do estado do Rio de Janeiro, o evento reuniu secretários do Governo do Estado e o presidente da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), o presidente do Campo Olímpico de Golfe, prefeitos e vice-prefeitos de sete municípios fluminenses, além de empresários, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
— A Infraestrutura está na essência do desenvolvimento e crescimento econômico, dada sua importância para o aumento da produtividade, para a redução da pobreza e para o desenvolvimento regional — destacou Uruan, durante seu discurso.
O secretário explicou como as ações da SEIC têm impactado no desenvolvimento e transformações das diversas regiões do estado. Por meio da pasta, o Governo do Estado tem investido R$ 4,29 bilhões em mais de 70 cidades. São, no total, 183 ações em curso, garantindo transformações e integração entre municípios de todas as regiões do estado.
— Com a implantação, recuperação e a melhoria da infraestrutura local e regional, a SEIC gera empregos. Quando atuamos nas rodovias estaduais, impactamos diretamente a economia, tornando nossas cidades mais atrativas, competitivas, reduzindo custos logísticos, possibilitando novos negócios e fortalecendo a vocação turística.
Ações dos órgãos estaduais vinculados à SEIC que também promovem desenvolvimento
A SEIC conta com quatro órgãos vinculados: o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), da Empresa de Obras Públicas do RJ (EMOP) e do Instituto Estadual de Engenharia e Arquitetura (IEEA).
Pelo DER-RJ, o Asfalto Presente é um convênio que tem mudado a realidade de 77 municípios nos últimos dois anos. O Departamento fornece os insumos asfálticos e a prefeitura executa a pavimentação de suas vias. Desde 2021, a parceria com as cidades forneceu mais de 1,25 milhão toneladas de insumos, agregados e ligantes, possibilitando o asfaltamento em mais de 7 mil km de ruas, num total de R$ 287 milhões em investimentos, o que representa o Governo do Estado atuando diretamente nos municípios, beneficiando moradores e comerciantes locais.
O ITERJ é o responsável pela regularização fundiária de comunidades rurais e urbanas - uma forma de garantir a segurança jurídica e urbanística das populações vulneráveis. Das mais de 3.000 ações da EMOP, destacam-se as reformas da sede do Instituto Médico Legal e do Batalhão Geral da Polícia Militar.
Por fim, o IEEA funciona como um centro de estudos com os engenheiros e arquitetos que elaboram, gerenciam, fiscalizam a viabilidade técnica econômica, de anteprojetos e projetos de engenharia relativos às obras públicas.
O evento contou com a presença do secretário de estado de Indústria e Comércio, Vinícius Farah; do secretário em exercício de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, José Carlos Simonin; do presidente da AgeRio, André Vila Verde; do presidente do Campo Olímpico de Golfe, Carlinhos Favoreto.