TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Dupla mista brasileira conquista título do Australian Open

Tenistas Rafael Matos e Luisa Stefani são a primeira dupla só de brazucas a levantar um Grand Slam

Por Portal Eu, Rio! em 27/01/2023 às 13:06:51

Rafael Matos com Luisa Stefani vibram após a conquista e erguem o troféu (Crédito: Divulgação/WTA)

Nesta sexta-feira (27), o tenista Rafael Matos, atleta da ADK Tennis, de Itajaí (SC), conquistou o título do Australian Open, primeiro Grand Slam do ano, jogando ao lado de Luisa Stefani. Os dois derrotaram na final a dupla indiana formada por Sania Mirza e Rohan Bopanna por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/2) 6/2 na quadra central Rod Laver Arena.

O título é histórico para o tênis brasileiro, já que pela primeira vez uma dupla 100% brasileira ergue um caneco de Grand Slam. Matos e Stefani se tornam o sexto(a) e sétimo(a) brasileiros a vencer um torneio desse porte na história igualando feitos de Maria Esther Bueno (19 conquistas), Bruno Soares (6), Gustavo Kuerten (3), Marcelo Melo (2) e Thomaz Koch (1).

Matos, 29º do mundo e primeiro do Brasil, soma seis títulos de ATP na carreira, cinco deles conquistados no ano passado e agora ergue seu primeiro Slam e maior conquista. Ele destacou o momento especial na carreira: "Jogar com outra brasileira, uma amiga de muito tempo é muito especial. Recebi muitas mensagens de muitos brasileiros, de nossas famílias, amigos, foi muito especial esse momento para nós", disse.

Rafael, treinado por Franco Ferreiro e que viajou para a Austrália ao lado do também treinador da ADK Tennis, Luiz Peniza, destacou a realização de um sonho de criança: "Desde pequeno tu sonha com momentos assim e se tornar realidade é difícil de colocar em palavras. É muito gratificante, satisfação grande, dá um prazer, felicidade de olhar pra trás em tudo que tu trabalhou e sempre sonhou e teve como objetivo tornar realidade. Essas semanas aqui foram muito importantes. Estávamos bem focados nesse objetivo. Quando você trabalha e dá certo é sempre muito bom. Estou muito feliz com o resultado e o desempenho também".

Ele fez uma análise da partida: "Começamos bem, uma quebra na frente, nervosismo estava grande , demos uma vaciladinha, não usamos tanto nossas armas e fizemos o jogo deles. Mas o game do 3/5 foi muito importante e a gente conseguiu manter a calma e a cabeça no lugar. Depois da quebra, ter mantido o saque no 5 a 5 conseguimos soltar nosso jogo e dominar do jeito que queríamos que funcionasse", apontou.

Ouça no podcast do Eu, Rio! a reportagem da Rádio Nacional sobre a conquista inédita de Rafael Matos e Luísa Stefani.

Matos e Luisa começaram as conversas para jogarem duplas mistas juntos no meio do ano passado, quando a paulistana ainda terminava sua recuperação de cirurgia no joelho. O acerto veio em novembro após a definição do calendário e a disputa do Brasil na United Cup, em Brisbane, na Austrália, nos últimos dias de dezembro. E o sucesso foi instantâneo com duas vitórias contra a Itália e a Noruega. No Australian Open foram mais cinco vitórias e só um set perdido, na semifinal contra os australiano Marc Polmans e Olivia Gadecki.

Matos retorna ao Brasil já na noite desta sexta-feira e na segunda-feira inicia os treinos com o time brasileiro que disputa a Copa Davis contra a China nos dias 3 e 4 de fevereiro em Florianópolis.

Ymanitu Silva é vice-campeão de duplas no Australian Open, com parceiro sul-africano

A sexta-feira também teve o catarinense e atleta ADK Tennis, Ymanitu Silva, oitavo do mundo na categoria Quad do tênis em cadeira de rodas, levantando troféu. Ele ficou com o vice-campeonato nas duplas ao lado do sul-africano Donald Ramphardi. Os dois caíram na final diante dos holandeses Niels Vink e Sam Schroder por 6/1 6/3.

Ymanitu fez história ao ser o primeiro brasileiro cadeirante a jogar o primeiro Grand Slam do ano e já consegue a façanha de conquistar um troféu. Ele soma sua terceira final de Slam em quatro disputados. Foi vice de Roland Garros em 2019 e 2022, ambos nas duplas.

"Estou muito feliz com o vice-campeonato, quero agradecer a torcida de vocês durante essa semana e toda minha carreira. Receber esse carinho é muito importante. Sensação incrível disputar meu primeiro Slam aqui na Austrália , isso é muito importante pra mim. Demonstra toda a dedicação e trabalho meu e da minha equipe técnica . Não é fácil chegar até aqui , só quem trabalha duro como a gente sabe que é difícil, mas os sonhos podem se tornar realidade . Quero deixar um agradecimento especial para pessoas importantes que me fortalecem muito diariamente e foram muito importantes para estar aqui nesse torneio. Primeiro o Wanderson Cavalcante, meu amigo de anos e treinador. Sempre acreditou na minha carreira, me incentivou , então é um prazer estar aqui com ele e proporcionar isso pra ele. E outro que trabalha diariamente comigo, todo dia na quadra na ADK Tennis, todos os dias acreditando e incentivando", disse Ymanitu.

A equipe ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo conta com o patrocínio da Taroii Group e Promenac Veículos, os co-patrocínios CORE - Clínica de Ortopedia e Reabilitação Esportiva / Marcelo Pfitzer - Fisioterapia / Fort Atacadista e parcerias da FMEL - Fundação Municipal de Esporte e Lazer Itajai, Confederação Brasileira de Tênis e Federação Catarinense de Tênis.


Por Portal Eu, Rio!

Fonte: Assessoria do WTA

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.