Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Possibilidade vetada

Ministério da Saúde descarta caso de peste bubônica em São Gonçalo

Exames confirmam bactéria semelhante, mas não tão grave como a doença que tinha sido alardeada


Foto: Reprodução

Após suspeitas de que uma pessoa internada no Hospital Municipal Luiz Palmier (HLP) estivesse com peste bubônica em São Gonçalo, o Ministério da Saúde descartou na tarde desta segunda-feira (14) essa possibilidade. Para isso foi feito um novo exame no Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) do estado do Rio de Janeiro que identificou a bactéria Morganella morganni.

De acordo com o comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde, ela é uma bactéria oportunista comum no ambiente e também nas pessoas. "Trata-se de um microrganismo amplamente distribuído no meio ambiente e não causa infecções em indivíduos com boa imunidade. Em pessoas com comprometimento imunológico, pode causar infecções oportunistas do trato respiratório, urinário e infectar feridas".

Amostras laboratoriais foram coletadas e devem chegar nesta segunda no laboratório de referência Instituto de Pesquisa Aggeu Magalhães-FIOCRUZ-PE para outras análises e fechamento da investigação. É importante destacar que, mesmo que se mantivesse a suspeita de peste não há necessidade de isolamento da paciente, já que a mesma foi medicada e dessa forma não há risco de transmissão.

O Ministério da Saúde ainda informa que o último caso de peste bubônica registrado no Brasil ocorreu no estado do Ceará, em 2005, e evoluiu para cura.

peste bubônica são gonçalo suspeita doença ministério da saúde

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!