TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Polícia prende suspeito da alta hierarquia da milícia de Itaguaí

Além da prisão, policiais apreenderam armamentos e até espadas

Por Mario Hugo Monken em 15/01/2019 às 16:46:54

Foto: Divulgação DRACO

Policiais civis da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco) prenderam nesta terça-feira (15), em Paciência, na Zona Oeste do Rio, Eric dos Santos Azevedo, que é suspeito de integrar uma milícia que age principalmente em Itaguaí, na Baixada Fluminense.

Contra Eric havia um mandado de prisão preventiva expedido pelos crimes de organização criminosa e porte de arma. Ele é considerado de extrema relevância na estrutura da organização criminosa, principalmente no grupo que exerce influência na região de Itaguaí. 

Durante a ação policial, as equipes localizaram, ainda, uma pistola Glock, com munições, um veículo roubado, e ainda apetrechos comumente utilizados por milicianos, tais como balaclavas, três espadas, coletes e camisas com estampas policiais. 

O preso foi conduzido para sede da Draco para cumprimento das formalidades legais e posteriormente será encaminhado para o sistema prisional onde permanecerá a disposição da Justiça.

A quadrilha

O bando que pertence a Eric teve 42 denunciados no ano passado e possuía estrutura de poder paralelo armado e lucrativo esquema de cobrança compulsória, extorsionária, de quantias em dinheiro a título de ´taxa de segurança´ ou ´arrego (propina a policiais)´.

Segundo a denúncia, a organização criminosa visa precipuamente obter, pela intimidação e violência de suas ações, usualmente armadas, indevidas e vultosas vantagens pecuniárias exigida de comerciantes e de moradores em variados bairros itaguaienses, como Ponte Preta, Santana, Vila Margarida, Mangueira, Teixeiras, Itimirim, Vila Geny, Coroa Grande, Mazomba, Ibirapitanga, Sase e Chaperó, além de incursionarem para extorsões em municípios limítrofes, como Mangaratiba e Pirai.

O grupo também praticava diversas modalidades criminosas como roubos, receptações, sequestros, torturas, homicídios, ocultação de cadáveres, danos, crimes da lei de armas de fogo, além do foco prioritário na imposição forçada, extorsão, de ´taxa de segurança´.



POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.