O secretário de Educação, Renan Ferreirinha, deu as boas-vindas, nesta segunda-feira (6), aos 350 alunos do Ciep Tancredo Neves, no Catete, no primeiro dia de aula do ano letivo de 2023.
Será o primeiro Ciep transformado em Ginásio Experimental Tecnológico (GET), modelo de escola pública mais inovador do país e que segue a abordagem Steam (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Os alunos do Ensino Fundamental I terão um novo espaço à disposição, o colaboratório. Alinhando as tendências mundiais de aproximação da educação escolar à realidade dos alunos no seu dia a dia, por meio do pensamento crítico e desenvolvimento de novas habilidades, os GETs investem na qualificação da educação integral com uma nova articulação dos saberes.
"Tudo pronto para a gente começar mais um ano letivo na nossa cidade. O material pedagógico já foi entregue, um kit com tudo que a criança precisa: cadernos, folhas de papel e borracha, entre outros, para que a gente possa ter um grande ano e as nossas famílias possam ter esse apoio. Estamos muito animados para mais um ano letivo", afirmou o secretário Renan Ferreirinha.
Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático, com métodos ativos de aprendizagem, de estímulo à criticidade, à criatividade e espírito colaborativo. Tudo isso, com recursos que promovem o desenvolvimento da cultura digital.
A rede municipal de educação terminou o ano letivo de 2022 com cinco unidades escolares com esse modelo. Para o ano letivo de 2023, em fevereiro, serão mais 17 Ginásios Experimentais Tecnológicos, entre novas unidades e escolas remodeladas.
Até o final do ano, a previsão é que a rede conte com 70 GETs, atendendo alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, com objetivo de promover uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.
"Nosso lema é: lugar de criança é na escola. A gente sabe que existem muitos desafios, mas temos a dimensão da grande responsabilidade em nossas mãos. Queremos nossos carioquinhas pensando, criando e colocando a mão na massa nesse GET, com nosso aparato tecnológico junto à metodologia de ensino interdisciplinar que faz desse o modelo de escola pública mais inovador do país", disse Ferreirinha.
O Ciep Tancredo Neves também contará com dois painéis pintados pelo artista visual Igor Izzy, um homenageando o ex-presidente Tancredo Neves e outro com traços remetendo à tecnologia. A cerimônia de boas-vindas teve ainda a participação do grupo musical Favela Brass, formado por adolescentes de favelas e alunos da rede pública de ensino.
"Desde o começo do ano, definimos com a Secretaria de Educação um calendário de visitas às escolas municipais e a outras unidades de Educação da rede para analisar o entorno. Sabemos que uma rua bem iluminada e com as árvores podadas também faz parte da rotina escolar. É responsabilidade da Subprefeitura olhar esse entorno para trazer benefícios ao ambiente escolar", declarou o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.
Fonte: Secretaria de Educação do Rio