O Fluminense inaugurou em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, uma escolinha de futebol. O projeto conta a parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude através da Lei de Incentivo ao Esporte e à Cultura.
O foco é descobrir talentos entre 8 e 14 anos de idade. Na cerimônia que marcou o início do projeto, marcaram presenta o secretário de Esporte, Lazer e Juventude, José Ricardo Britto; o sub-secretário de Programas Socioeducativos, Anderson Zanon, do Deputado Estadual Thiago Pampolha e do coordenador geral do projeto, Marcão, que jogou entre 1999 e 2006 pelo clube, sendo o décimo jogador que mais vezes atuou pelo Fluminense.
Representando o Tricolor das Laranjeiras, esteve o vice-presidente de Esporte Olímpico, Márcio Trindade e o diretor executivo de Esporte Olímpico, Emanuel Rego.
Trindade falou durante a cerimônia sobre a importância da inauguração de escolas de treinamento, como a de Santa Cruz: "Para nós é muito importante ter espaços como esse. Queremos revelar talentos, seja para a base ou futebol. Tenho certeza que muitos ídolos sairão daqui".
Já Emanuel, que conquistou o ouro em Atenas (2004) no vôlei de praia ao lado de Ricardo, recordou a importância que o esporte teve em sua vida falou sobre a chance que muitos vão ter com a escolinha: "É uma oportunidade para vocês também. Só posso agradecer a todos que vieram com seus filhos e netos, por incentivá-los e acreditarem no trabalho realizado aqui, e à equipe da Secretaria de Esporte, pelo empenho em criar novas escolinhas".
Também participaram o evento representando o clubeos jogadores Nathan de Jesus eLéo Souza - ambos do sub-17 - e o goleiro Vinícius Garcia, do sub-20.