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Descubra como destacar sua marca e vender mais durante o Carnaval

Estratégia consiste em saber onde seu público vai passar a data e como ele se comporta

Por Portal Eu, Rio! em 14/02/2023 às 11:26:19

Foto: Divulgação

Muitas marcas apostam no marketing sazonal para atrair mais clientes, melhorar as vendas e até lançar novos produtos, mas uma boa estratégia consiste em saber onde que o seu público vai passar a data e como ele se comporta.

Ele gosta de estar nos blocos de rua? Em qual parte da cidade? Consumindo qual tipo de comidas e bebidas? Ou ele gosta de passar na praia? No interior? Gosta de descansar ou tem o perfil mais agitado?

Segundo a publicitária Beatrice Castro, sócia e fundadora da maior e mais premiada agência de marketing do ABC Paulista (@webfocomaispippe), não adianta tentar usar estratégias genéricas, só porque todo mundo está fazendo. Muitas vezes isso causa estranhamento ao seu público e pode ser que ele deixe de te considerar naquele momento, porque se distanciou muito daquilo que o agradava.

“Marcas de varejo conseguem apostar mais nas marchinhas, porque as cores e toda temática tradicional de carnaval remete à saldão, promoção relâmpago, e por aí vai. Mas se você trabalha uma marca mais conceitual e luxuosa, pode dar dicas de passeios tranquilos e de alto padrão”, explica Beatrice.

As redes sociais nada mais são do que uma extensão do seu negócio. Então aposte na linguagem que faz com que seu público se aproxime de você. Estude qual o melhor horário para conversar com sua audiência. Pode ser que quem curte os blocos de rua não esteja perto do celular na parte da tarde e que no dia seguinte durma um pouco mais, ou seja, talvez o melhor horário seja entre o final da tarde e início da noite. Porque provavelmente é quando estarão conectados nas redes sociais e aproveitaram melhor o seu conteúdo.

“No carnaval, com clima de festa e alegria, você pode aproveitar para apostar em vantagens para o seu cliente. Por exemplo, se você está no ramo dos atacados, uma boa ação nas redes sociais e vantagens e dicas para aproveitar a data para abastecer os pequenos negócios. Já no universo dos e-commerces, faz sentido usar ganchos como: 'Vá para a folia sem preocupações!' ou 'Compre em poucos cliques e nós cuidamos da sua entrega'”, sugere Beatrice.

Uma outra dica da especialista é apostar nas parcerias, como collabs entre bebidas e roupas, por exemplo, porque potencializa o consumo e a lembrança das duas marcas. Postagens colaborativas entre marca e influenciador também fazem com que um post que já era bom, fique melhor ainda.

Não só nesse período, mas é importante o monitoramento constante das redes sociais. É por ali que você conseguirá acompanhar a reação dos fãs da sua marca em tempo real, é por ali que se sabe se deve investir mais ou menos em uma ação, se deve aumentar ou diminuir o estoque de um produto.

Mais do que apenas responder os seguidores, use o monitoramento para criar um histórico de dados para saber como sua marca vem se comportando com os usuários ao longo do tempo e quais meses são os melhores para sua marca.

“Sazonalidade pode ser o coração do negócio para marcas que vendem apenas em determinadas épocas do ano. Mas também pode ser um bônus em épocas específicas. Negócios que vendem bem o ano todo, podem e devem usar as datas sazonais para superar as metas e crescer ainda mais a empresa”, finaliza a especialista.

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