A companhia aérea Avianca anunciou, nesta quinta-feira (17), que encerrará, no fim de março, os voos internacionais que partem do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e se destinam às cidades de Santiago, no Chile, Miami e Nova York, nos Estados Unidos. A empresa informou, ainda, que realizará o reembolso para os passageiros que compraram bilhetes para esses destinos. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.
A Avianca encontra-se em processo de recuperação fiscal desde dezembro do ano passado. Segundo a empresa, o fim das operações dos três voos internacionais ocorrerá no dia 31 de março. As pessoas que compraram bilhetes para viajar após essa data poderão requerer o reembolso do dinheiro ou poderão optar em viajar por outra companhia.
Diante dessa decisão, a Avianca devolveu às empresas de arrendamento sete aviões que faziam os voos internacionais. Apenas Bogotá permanece como destino internacional atendido pela companhia. Em nota, a empresa informou que nos outros serviços oferecidos pela companhia não houve mudança. "A empresa segue focada em garantir a sustentabilidade do negócio e em manter a excelência do atendimento. E reforça que todos os demais 26 destinos estão preservados e que continua operando normalmente, com mais de 240 voos diários", explicou.
Dívidas e crise
Quarta maior companhia aérea do país, a Avianca tem dívidas que somam quase R$ 500 milhões, sem incluir débitos com arrendatários. Desde meado do ano passado, a companhia vem encontrando dificuldade para honrar compromissos.
Os proprietários das aeronaves, que mantinham contrato com Avianca, entraram na Justiça para retomar os aviões que estavam sendo utilizados pela companhia. Em dezembro último, a empresa devolveu duas aeronaves Airbus A330 para as empresas de arrendamento.
Na segunda-feira, o processo de recuperação judicial, que tramita na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, foi suspenso após uma audiência de conciliação entre representantes da companhia aérea e arrendadores de aeronaves. Na ocasião, foi definida a suspensão das ações de reintegração de posse até o próximo dia 1º de fevereiro.
Até o dia 31 de janeiro, a Avianca deve apresentar proposta para o pagamento de dívidas vencidas até essa data. Durante a audiência, a empresa também disse que realizará o pagamento das parcelas do leasing das aeronaves que vão vencer a partir de 1º de fevereiro.