Mulheres de diferentes comunidades do Rio de Janeiro serão as responsáveis pela customização das camisetas usadas pelos clientes do camarote Rio Exxperience, na Marquês de Sapucaí em 2023. Para algumas das profissionais formadas pelo projeto "A Arte Gerando Renda", que capacita mão de obra para a folia de Momo, essa será a primeira experiência na maior festa da cultura popular brasileira.
À frente da equipe de mulheres estará Renata Reluz, artista plástica e pedagoga, que trabalha para diversas escolas de samba, além de fazer parte da equipe que realizava o carnaval na Argentina, desenvolve oficinas de capacitação profissional pelo país desde 2011 e atualmente é a professora de fantasias e adereços da ONG Favela Mundo. A artista comemora a inclusão de suas alunas na indústria do carnaval: “Inserir tantas mulheres no mercado é uma realização não apenas pessoal, mas também como profissional dessa cadeia produtiva e como empreendedora. É importante qualificarmos a mão de obra, mas é fundamental inserirmos essas alunas no mercado de trabalho.”
Para Maristela Rocha, moradora do Irajá, que trabalhará pela primeira vez no carnaval a expectativa é alta: “Estou maravilhada e ansiosa. Busquei os cursos em um momento muito difícil e hoje poder ganhar dinheiro com o que aprendi em aula é uma realização. Garanto que vai ser um divisor de águas na minha vida.” Já para Renata Miranda, moradora da Gardênia Azul, essa oportunidade tem gosto de vitória: “A Favela Mundo, que tinha trazido de volta minha autoestima durante as aulas, agora está me proporcionando gerar renda. Fico muito feliz que tenham reconhecido meu talento”, comenta.
O Camarote Rio Exxperience é um dos mais exclusivos e concorridos da Marquês de Sapucaí. A compra dos ingressos pode ser realizada no site https://rioexx.com.br/ e a customização das camisas, oferecida gratuitamente aos clientes, será realizada até 25 de fevereiro, das 13h às 21h, no Casa Shopping e Shopping Leblon.
O "A Arte Gerando Renda" tem como objetivo principal a inserção imediata no mercado de trabalho do carnaval e da estética e já capacitou mais de 6.000 pessoas, sendo 98% mulheres moradoras de comunidades da cidade e Baixada Fluminense. Durante 10 semanas, as alunas puderam participar de cursos totalmente gratuitos e palestras de qualificação profissional com objetivo de facilitar sua inserção no mercado de trabalho.
O projeto desenvolve atividades que ajudam a alcançar as seguintes metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: 1, 2, 4, 5, 8, 10 e 16.