O músico Marcelo Yuka faleceu na madrugada deste sábado (19) de causas não informadas até o momento desta publicação. O fundador do Rappa estava internado desde o dia 2 de janeiro no Hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Ele deu entrada no CTI quatro dias depois em estado grave por causa de uma infecção generalizada.
Yuka tinha 53 anos e integrou o Rappa de 1993 a 2001 atuando como baterista e compositor. Por não concordar com os rumos do conjunto, ele saiu e fundou a banda F.UR.T.O. (Frente Urbana de Trabalhos Organizados), que gerou uma ONG homônima com a qual lutou em prol das pesquisas com células tronco.
Vítima de um tiro durante um assalto em novembro de 2000, o compositor ficou paraplégico. A partir do episódio, ele aumentou sua participação em iniciativas de inclusão social através da música. Filiado ao PSOL, também foi candidato a vice-prefeito do Rio na chapa que tinha Marcelo Freixo, do mesmo partido, como concorrente ao cargo do executivo municipal em 2012.
Yuka já vinha sofrendo de problemas de saúde desde agosto do ano passado, quando sofreu um acidente vascular cerebral. Até o momento não foram divulgadas informações sobre velório e enterro. Ninguém da família quis se pronunciar.