TOPO - PRINCIPAL 1190X148

Celulite infecciosa pode começar com pequeno corte na pele

Por Cristina Ramos em 01/07/2018 às 09:51:51

Segundo médico, a porta de entrada da celulite infecciosa foi em decorrência de um pelo encravado na perna. (Eu, Rio!)

A celulite infecciosa surge quando bactérias do tipo Staphylococcus aureus ou Streptococcus pyogenes conseguem penetrar na pele. Feridas cirúrgicas, cortes e picadas que não foram corretamente tratadas; pessoas com eczema, dermatite ou micose; diabéticos; e pessoas com sistema imune enfraquecido, têm maior risco de desenvolverem um caso de celulite bacteriana.

Sempre que houver suspeita de uma infecção na pele é muito importante procurar o pronto-socorro, para ter diagnóstico correto e iniciar tratamento adequado, que geralmente é feito com o uso de antibióticos.

Uma ferida na pele pode ser a porta de entrada para uma infecção. Pode ser um machucado pequeno, um trauma, uma frieira. As causas mais comuns são lesões na pele próximas ou à distância, que vão servir de porta de entrada para as bactérias. Em pele íntegra, a bactéria não consegue penetrar, ressalta o Dr. Alberto Chebabo, infectologista do hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O médico explica que os membros inferiores são os mais acometidos pela celulite, seguido da face e dos membros superiores. "Membros inferiores, casos de micoses entre os dedos, lesões nos pés de pessoas com doenças associadas, diabetes e alterações vasculares dos membros inferiores, como insuficiência venosa ou arterial, têm maior chance de terem uma infecção. Pacientes diabéticos em estágios mais avançados apresentam menor sensibilidade à dor", relata o médico. "Assim, um machucado que ele nem viu, nem sentiu, torna-se uma porta de entrada", conclui. Já na face, o risco de contrair a celulite poder vir de um machucado no nariz ou uma lesão de couro cabeludo, por exemplo.

"Uma celulite bacteriana precisa ser tratada adequadamente, senão pode evoluir até para septicemia", conta o médico, orientando que quando se tem um machucado na pele, deve-se lavar com água e sabão; manter a pele sempre limpa e protegida. E é importante, ter a rotina de olhar sempre os dedos dos pés, para ver se não há nenhuma lesão ou micose.

"Eu disse para ele passar mertiolate na ferida, mas nem isso ele fez", conta a mãe de Eduardo Marinho, 19, que teve uma celulite infecciosa na perna após uma partida de futebol. Grace diz que o filho ficou internado por quatro dias em um hospital da rede privada, porque contraiu a bactéria. Porém a história de Eduardo não começou no corte da "pelada", segundo o médico do pronto atendimento. Decorreu de um pelo encravado na perna, que foi a porta de entrada da celulite infecciosa. Sintomas como vermelhidão intensa, inchaço, dor, e pele muito quente, são manifestações clínicas da doença.

"Eduardo procurou um serviço de urgência porque o tornozelo começou a inchar muito, sentia uma dor horrível que queimava, que parecia que tinha fogo por dentro. Fez alguns exames no hospital, identificaram a bactéria, disseram que era um quadro de celulite infecciosa. Receitaram antibiótico, liberaram o rapaz e recomendaram que se tivesse febre, que retornasse à emergência. Ele retornou ao atendimento médico após dois dias. Continuava tratando em casa e o tornozelo só piorando. Quando voltou ao hospital, já não aguentava colocar o pé no chão. O tornozelo estava bastante inchado, nenhum remédio passava a dor. Quando chegou na emergência com esse quadro, os médicos examinaram a perna dele e o internaram. Eles explicaram que essa bactéria é muito resistente, perigosa. Tinha que ficar em observação, porque no caso dele o antibiótico que estava sendo administrado não estava surtindo efeito. Ele teve que ficar internado para os médicos acertarem o antibiótico e estabilizarem o quadro infeccioso", relata Grace.

O tratamento para os casos graves de celulite é com antibiótico venoso. Nos casos mais brandos, sem sinais de toxemia e intolerância gastrointestinal, a medicação antibiótica é feita por via oral, num período de 10 a 14 dias.

POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148POSIÇÃO 3 - ALERJ 1190X148
Saiba como criar um Portal de Notícias Administrável com Hotfix Press.