Policiais civis do Departamento-Geral de Polícia da Capital (DGPC) prenderam, nesta quarta-feira (01), um dos principais responsáveis por fomentar roubos de veículos em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro. Ele foi capturado na praia de Ipanema, na Zona Sul, por agentes da 19ª DP (Tijuca), 26ª DP (Todos os Santos), 32ª DP (Taquara) e 41ª DP (Tanque).
Conhecido como "Gordão", o preso era um dos principais contratantes desse tipo de crime nas zonas Sul, Oeste e Norte. Segundo os policiais, ele financiava as empreitadas criminosas, encomendava os automóveis e, posteriormente, negociava com quadrilhas especializadas na adulteração e revenda.
Ainda de acordo com os agentes, o criminoso utilizava o Complexo do Lins como base para o esquema. Todos os veículos eram encaminhados para aquela localidade após o roubo, de onde seguiam depois para outros destinos.
A captura foi possível a partir de investigações de uma força-tarefa criada pelo DGPC para reprimir roubos de veículos na cidade. Trata-se de uma prisão estratégica e que impactará nas estatísticas criminais deste tipo de delito. Contra “Gordão”, havia um mandado de prisão temporária pelos crimes de associação criminosa e roubo.